Feira de Santana

Mestre em Urbanismo faz avaliação sobre Feira de Santana e declara: "A cidade estacionou, regrediu"

Para o especialista, o município continua crescendo, porém de forma desorganizada.

SMT Transito-FOTO Jorge Magalh_es (1)
Foto: Jorge Magalhães/Secom PMFS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os primeiros resultados de população e domicílios do Censo Demográfico do ano de 2022. De acordo com os dados, o município de Feira de Santana continua sendo a segunda maior cidade do estado da Bahia com 616.279 habitantes.

O Acorda Cidade conversou com o mestre em Urbanismo e Engenheiro Civil de Formação, professor Allan Ribeiro Pimenta, que está fazendo doutorado na Austrália, mas aproveitou o recesso para visitar a cidade Princesa do Sertão.

Para o especialista, o município continua crescendo, porém de forma desorganizada.

Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A cidade continua crescendo, até o próprio censo de 2022 a gente viu que a população de Feira de Santana está em cerca de 620 mil pessoas, a cidade continua crescendo, só que não desenvolvendo de forma organizada, é uma cidade que continua dispersa. A gente vê a cidade desenvolvendo em regiões que não tem uma infraestrutura muito boa, ao invés de priorizar regiões que tem infraestrutura. Por exemplo, a Noide Cerqueira é uma avenida que já tem uma infraestrutura adequada, tem várias faixas para carro, só que a gente ainda vê um desenvolvimento lento naquela região, enquanto que ali no SIM, no Santo Antônio, ali na região também do oeste, a gente já vê desenvolvimentos da cidade sem infraestrutura adequada, e aí o que resulta nisso? Congestionamento, problemas também de infraestrutura na pavimentação, iluminação, então ela cresce mas não desenvolve de forma organizada”, relatou.

Allan Pimenta
Foto: Paulo José/Acorda Cidade (Arquivo)

Com este retorno ao município de Feira de Santana, o professor contou que pôde fazer várias observações com relação à mobilidade da cidade, e destacou a falta de espaços para os pedestres.

“Eu percebi que há um aumento do congestionamento aqui em Feira de Santana, e um aumento também da quantidade de veículos tomando espaço de pedestres, de calçadas. Eu acho que falta uma fiscalização da prefeitura nesta organização de estacionamento em calçadas, eu falo isso, porque eu estou como pedestre aqui, já que eu estou estou visitando, então não tenho carro nesse período, estou usando mais a cidade como um pedestre, usando aplicativo e eu posso ver o que realmente o pedestre passa aqui. Então eu acho que a cidade estacionou e regrediu em algumas coisas, e principalmente em congestionamentos, a cidade está mais congestionada”, disse.

Duplicação da Artêmia Pires

Para Allan Pimenta, a duplicação pode ser algo benéfico de forma temporária, mas o congestionamento poderá voltar futuramente.

“A cidade anunciou recentemente que vai fazer a duplicação da Artêmia Pires, é um projeto complexo porque a prefeitura deu alvará de construção para uma série de condomínios ali que invadiram o recuo da avenida, então vai necessitar uma grande quantidade de desapropriações para poder fazer a duplicação que vai onerar o projeto. É um projeto que pode ser benéfico, mas eu acredito que vai ser difícil de sair do papel pela quantidade de desapropriações que serão feitas devido aos erros da prefeitura. Acredito que possa vir a desafogar o trânsito de curto prazo, porque toda vez que há uma duplicação de avenida, há um fenômeno de diminuição do congestionamento de curto prazo, por outro lado, há um outro fenômeno que é o que é chamado demanda induzida. O que é isso? As pessoas percebem que aquela avenida desafogou um trânsito, então elas priorizam passar pela avenida que foi duplicada, pessoas que usavam a Noide, pessoas que utilizavam outras avenidas como Avenida Santo Antônio, elas vão passar a utilizar a Artêmia porque perceberam que duplicou, e o que é que vai acontecer? Vai aumentar o tráfego naquela região de veículos, e dessa forma vai aumentar o congestionamento de novo. Por isso que duplicar a avenida, nunca é a melhor solução de longo prazo”, afirmou.

Segundo Allan, a melhor solução é analisar os processos de mobilidade urbana antes das obras serem executadas.

“A melhor solução de longo prazo, é de transporte público, é ciclovia e fazer um planejamento urbano que valorize o pedestre. Como é que a gente faz um planejamento urbano que valoriza o pedestre? É colocar bairros mais densos e com a diversidade de uso com comércios e escolas. A prefeitura precisa então dar um alvará por exemplo, para um condomínio que não seja apenas de casas, mas um alvará que tenha comércio perto, escola perto e que as pessoas não precisem se deslocar para longe”, pontuou.

Ciclovias em Feira de Santana

Segundo o mestre em Urbanismo, as ciclovias no município foram construídas de forma ‘quebrada’, que não faz conexão com outras regiões da cidade.

“Toda vez que a prefeitura investe em mobilidade não motorizada, como ciclovia, é algo benéfico para a cidade, porém o problema que eu encontro na ciclovia de Feira de Santana, é que ela não é pensada como uma rede conectada, ela é pensada em pedaços. Quando a gente sai da Fraga Maia para o centro de Feira de carro, a gente sabe que vai ter pista contínua e uma rede que eu vou poder chegar em qualquer lugar porque foi pensada de forma conectada. Já a bicicleta não, o ciclista tem um pedaço ali da Fraga Maia que vai ter ciclovia, depois chega no viaduto, não tem mais, então ele vai ter que competir com os carros”, disse

Segundo Alan, o que falta é a prefeitura pensar em uma integração do sistema cicloviário de Feira de Santana de acordo com os principais pontos de destino da cidade, não pensar apenas em trechos desconectados.

“Ali no Papagaio que já tem algumas ciclovias, porém não tem manutenção, elas estão abandonadas, cheias de buracos e as pessoas estão parando de usar porque não tem manutenção adequada, então não adianta fazer e esquecer, é necessário um plano de manutenção das ciclovias de conectividade, para que dessa forma o transporte cicloviário tenha uma evolução na cidade, não apenas como lazer mas também como transporte”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Pesquisa de professora da Uefs aponta novos subcentros comerciais de Feira de Santana

Impacto das migrações e mudanças sociais: doutora em Geografia analisa resultados do Censo em Feira de Santana

Censo 2022: coordenador relata sobre coleta de dados em Feira de Santana

Censo 2022: com 616.279 habitantes, Feira de Santana é maior que 8 capitais

Engenheiro e professor de Feira de Santana é aprovado em seleção internacional de doutorado na Austrália

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
40 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lucidalva Souza

Moro aqui próximo a Av. Periférica, no Pq Lagoa Subaé, bairro ainda sem rede de esgoto em sua grande parte e que precisa de rede fluvial. Essa avenida pode ser uma rota de escoamento importante.

Jorge Luis Araújo Lima

Em Feira de Santana s políticos fazem o básico quando estão no poder .., fazem o essencial para seus mandatos pois estão mais preocupados em ***. Era para nossa cidade ser a mais bonita da Bahia se tivéssemos políticos comprometidos em querer isso também .
Muito buraco, o transito é uma loucura, muito acidentes, a cidade é suja, nojenta, baguncada, calçadas com buracos… Moro aqui ainda por causa do amor aos meus pais, quero estar perto deles , senão já teria ido embora há muito … Feira de Santana a cidade do descaso, do desvio dos buracos e da sujeira.

Katia Adorno

Feira já era para ter uma via de transporte urbano Contono Circular, o nome já sugere, circular todo Anel de Contorno. Na Artemia exitem várias vias de conexão para Noide Cerqueira que poderiam ser acesso para todos os condomínios sem afogar o trânsito. Iria fatiar os interessados em cada rua que melhor se aproximasse das suas moradias. Simples a curto prazo e baixo custo.

MOISES

Feira continua mau administrada, o atual prefeito não está nada nem se quer a manutenção das vias da Cidade ele faz, aqui tem várias vias que já poderia está revitaliza a exemplo da estrada do besouro uma importante via que dá acesso a vários condomínios, rua Amaralina até o campo do gado, rua oney no 35bi estrada do francês no papagaio, e várias outras, tem situações que eles até asfalta uma via porém não coloca nenhum tipo de sinalização e sem falar que as vezes é um asfalto de má qualidade a exemplo da avenida Iguatemi sem sinalização e mau feita..

André Santos

Sou urbanista, engenheiro civil e feirense. É notória a falta de um planejamento urbano para a cidade de Feira de Santana. Não se pensa na fluidez do tráfego, por exemplo. A coisa é feita de forma a dar uma resposta rápida à população, ainda que a mesma não seja adequada. Um exemplo simples, porém claro, é aquela sinaleira que acabaram de colocar na Av. Noide Cerqueira, próximo ao cemitério Jd. Celestial. O que provoca engarrafamento naquele retorno (e em outros da cidade) não é a ausência de uma sinaleira, e sim a inexistência de faixas de desaceleração e de aceleração na chegada e na saída desses retornos. Faixas com comprimentos suficientes que permitam a chegada e a saída do veículo com segurança, sem que o mesmo precise parar e esperar (ou que reduza a quase zero a sua espera).
Colocar sinaleiras sem antes analisar as alternativas mais eficazes é destinar a cidade ao caos. Outras sinaleiras surgirão na Noide e em outras avenidas, tornando impraticável o deslocamento, como tem acontecido com a Getúlio Vargas, por exemplo.

Carlos Alberto sampaio borges

Uma sinaleira ninguém consegue sincronizar, imagina uma cidade com esse porte?? Estamos há 3 anos sem um prefeito de verdade.

kkkkkkk

Um monte de comentários falando do governo municipal, disso e daquilo que tem que trocar que já tem mais de 20 anos, que é um retrocesso, más são os mesmos que votam em toda eleição para governador para o mesmo grupo que no mesmo período de tempo ajudou a colocar a Bahia em um dos piores índices de segurança, saúde e educação do país, isso só falando das obrigações básicas do governo. kkk vai entender uq passa na mente de um esquerdista, é realmente um caso irrecuperável de ignorância.

Marco News

Importante entrevista, limpa e isenta de direcionamento. Uma análise lúcida sobre os problemas de Feira e como são ignorados pelo Poder Público.
Parabéns ao entrevistado e ao acorda cidade por disponibilizar uma visão tão nítida sobre os problemas de Feira.

Dcunha

Concerteza ele roubou meu relatório kkkkkk🤣🤣🤣
Porque eu venho a anos falando isso kkkk
E, depois dessas obras horríveis no centro da cidade, que nunca acabam. Kkk
Entreguei esse relatório aí

Moaci Tadeu

Melhor que duplicar a avenida artêmia pires, será pavimentar as vias secundárias, tornar a avenida mão única no sentido que melhor for analisado na questão fluxograma veicular.
Muitas vias que dão acesso a noite estão sem pavimentação. O que dificulta e torna o acesso inviável

Joao

Achei muito pertinente o que o professor falou em relação à infraestrutura para pedestres. No viaduto do anel de contorno com a Rua senador Quintino, para quem vai do Cleriston pra Senador, é um alto risco ir caminhando. Já ocorreram pelo menos duas mortes por atropelamento naquele cruzamento. Não tem calçada, não tem faixa de pedestres, nem sinalização nem semáforo. É um convite à morte para quem transita à pé. De fato, os últimos governos foram elitistas, deixaram as pessoas mais pobres à mercê da própria sorte. Feira é cidade para carros. Pedestres só aqueles dentro dos condomínios e dos shoppings centers.

Rodolfo Barbosa

Feira de Santana é uma cidade com população maior que oito capitais, comércio forte e pujante, um dos maiores entrocamentos rodoviários do Brasil, grandes multinacionais, povo trabalhador, cidade que atrai cada vez mais pessoas para trabalhar. infelizmente não é tratada nem respeitada pela sua grandiosidade.
A prefeitura nas últimas gestões, demonstram uma total ineficiência e falta de planejamento, a cidade não tem manutenção, não tem crescimento estrutural.
Governo do estado a vários anos abandonou o município por questões políticas, fazendo a população perecer pelas divisões partidárias, resultado: falta de investimento, falta de segurança pública, saúde e oportunidades.
Feira de Santana é grande e não merece esse descaso.

Peter Rhue

Digo, atual administração (2001-2024).

Jorge

Porque tudo isso estar acontecendo devido a má gestão de mais de vinte ano s da turma do Zé no poder . Se todos verem mudam se os prefeitos mais os secretários continuam os mesmos só mudando de pasta fazenda essa rotatividade e o povo feirense não enxerga isso .

Sandra

Colbert o pior prefeito que feira já teve. O padrinho dele, ze ronaldo, tbm tem culpa. Secretário Brito esteve por trás de tudo tbm.

Felipe Arantes neto

Viva colbert Marins e José Ronaldo que sempre priorizaram os bairros ricos e os pobres sempre são trouxas que ainda votam neles

Bruno Carneiro PT

Vamos agora com Zé Neto , pós temos o Lula na presidência, Jerônimo Governador e Zé Neto Prefeito , vamos colocar a feira de Santana como Capital dos Negócios na Bahia e no Nordeste.

Marcio Borges da Silva

Onde esta a novidade aí? Com essas gestões que governam a nossa princesa do sertão não poderíamos esperar nada diferente disto.
Colbert esta fechando com chave de ouro essa bagunça o pior prefeito que Feira já teve. Aí está o resultado Colbert da sua gestão.

Luana Pereira

Moradores do papagaio estão denunciando o que está acontecendo na urbanização por lá. Corre o risco de se tornar uma nova Artemia.
Por favor, acorda cidade, verifiquem e também cobrem respostas da prefeitura. A prefeitura está silente, continua dando alvarás, e vários empreendimentos não estão respeitando a distância da pista.
É uma vergonha que a cidade não tem pessoas qualificadas na área de urbanismo, o **** sempre fala mais alto.

Jorge Santos

As calçadas são esburacadas e as ciclovias são muito pequenas em relação ao tamanho da cidade. Feira já testa os limites de outros municípios, crescendo de forma desordenada.
Falta um plano diretor atualizado e investimento pesado em infraestrutura. Enquanto a capital tem muito investimento, feira é abandonada.

Sim.....

O Sim vai ser uma cidade kkkkk,só falta o Aeroporto, Rodoviária, hospital e blábláblá

Ricardo Coutinho

Resumindo: O grupo de Zé o ex foi, e continua sendo um desserviço a cidade de Feira. Um buraco sem fim. Um completo retrato do atraso. Colbert é o estágio final e queira Deus e o povo de Feira que seja o retrato terminal desse insepulto grupo. Vaza Zé Ronaldo. Dxa Feira em paz.

Alguém

Nasci em feira de Santana, morei fora por um tempo, e realmente posso dizer a cidade fez um grande retrocesso, ela parou nos anos 2010 antes dava para vê que tínhamos algum desenvolvimento porém agora estamos vendo que não temos educação, organização, nem se quer repeito com as pessoas que tem conhecimento, simplesmente digo a vocês que os últimos dados informa que houve um êxodo tanto de feira como de salvador, a população não cresceu, e isso é dados registrados, sem ciclovias conectadas, sem respeito para com o pedestre ou no próprio trânsito com pessoas mal educadas, sem se quer uma estrutura para ter um veículo, não temos segurança pública, na verdade feira ganha o prêmio de cidade mais violenta do Brasil, entre as 12 mais perigosas do mundo !!!!
A cidade não tem planejamento urbanístico, nem as pessoas respeitam, as árvores são arrancadas e as poldas são feitas de qualquer jeito , fora que não tem nenhum design nas ruas, nem árvores e plantas planejadas simplesmente só as desorganizadas ou simplesmente manda uma pessoa sem treinamento deixar só o tronco por que é melhor pra levar mais tempo para crescer, a estrutura da saúde tem pessoas mal humoradas e desqualificadas, não pelo quesito de estudo mais pelo quesito de ignorância mesmo ou falta de se requalificar ! Lixo e lixo e mais lixos espalhados, pessoas jogando lixo nas ruas, muito mosquito na cidade fora que está voltando a ter esgotos nas ruas, Deus me livre !!!

E fora que não está mais tendo empregos, grandes empresas estão migrando para outras cidades, por que o conjunto de fatores entre segurança, e desenvolvimento econômico não está sendo cumprido , hoje o bahiano precisa de um grande plano a curtíssimo prazo, por que já não tem emprego, a Bahia está com 52% da população vivendo abaixo da linha da pobreza ou seja com menos de 600,00 na conta, são mais de 7 milhões de pessoas !!! além disso o país passando por diversos fechamentos não irá melhorar em nada a situação, pelo contrário é capaz de se agravar em pouquíssimo espaço de tempo, e não precisa ser especialista para falar isso, basta ser uma pessoa inteligente e curiosa para saber dados de outros locais e culturas e triangular as informações.

Fora que ao invés de crescerem a economia interna, estão trazendo uma fábrica chinesa para não pagar impostos, fabricar carros de luxo, e mais uma vez enganar a população para dizer que vão fábrica empregos ou ter carro popular, se fábrica empregos com empresas locais, nacionais e não importadas….

Ainda esse desgoverno gastando dinheiro para ela se alojar aqui, por que não investiu em uma empresa minha, eu aposto que com esse dinheiro gasto tinha eu feito uma fábrica aqui !!!!

Vanessa

Concordo plenamente com tudo que Alan citou a cima, mas enquanto tivermos “certos” governantes a frente da cidade, Feira nunca irá progredir, a população precisa acordar!

Carlos

Professor, essa cidade é uma vergonha! A desorganização está no sangue das pessoas, não é a toa que o nome é FEIRA de Santana! O prefeito até tentou organizar o centro e veja o que aconteceu, os ambulantes se recusaram sair e boa parte do povo apoia essa bagunça, porque acham isso normal, correto. É a realidade, basta comparar com Vitória da Conquista, Barreiras,… é outro patamar a educação das pessoas, o senso de organização e a cultura.

José

Pura verdade. Grande parte da população apoia a bagunça. Acha bonito a cidade cheia de carros, ambulantes e mesas sobre as calçadas, estimula o transporte clandestino e normaliza a “privatização” de espaços públicos. Observem as calçadas da fraga maia sendo invadidas pelos estabelecimentos comerciais. Muitas construções até de alvenaria.

Roberval

Infelizmente a mais de 20 anosa população de Feira contribui para essa triste realidade.
Descaso total em todas as áreas,secretários caindo de paraquedas incompetentes, despreparados e a cidadania UTI.q

Zé Mané

Uma triste contestação, porém visível onde se anda na cidade, onde só se ver Feira nas páginas polícias, uma cidade sem planejamento, a expansão imobiliária sem se preocupar com a realidade e os aspectos naturais da cidade, enchendo a cidade de impermeabilizantes, destruindo sua vegetação levando o município para um risco eminente de desastres sejam climáticos, sociais, econômicos e de infraestrutura logística, com a ausência de uma política econômica capaz de atender as futuras gerações. Como dito recentemente por um secretário ao avaliar os números do Censo atribuindo a responsabilidade aos outros entes federativos. Precisa-se urgente repensar Feira longe deste olhar de uma princesa que não chega a rainha nunca.

Vania dos Santos Silva

Concordo totalmente! O que esperar de uma cidade onde ao invés de facilitar a vida do usuário de transporte coletivo, só complica… Vemos esses terminais BRT, sem segurança, sem lógica alguma… Só causam transtorno à população, pois fez com que, no caso do terminal da Ayrton Senna, aumentasse o percurso.

NADA SURPRESO!

A cidade que quiser experimentar o retrocesso, siga nas mãos de um mesmo gestor, ao longo de vinte e cinco anos, ou um quarto de século. Dá no mesmo, e todos perceberão o resultado.
Não tenho a menor dúvida, que deverão aparecer alguns defensores do indefensável. Mas, deveremos saber que onde não há alternância daquele que manda, as ideias cansam e a criatividade administrativa se esgota, principalmente quando o seu secretariado, estranhamente, é praticamente o mesmo, ao longo desses longos e infindáveis vinte e cinco anos.
Você que gosta do atraso, não se zangue com as minhas colocações. Sabe por quê? Porque eu gosto é da minha cidade.
Dê uma passeada pela ruas da cidade. Se for de carro, cuidado com a buraqueira, e tenha muita paciência com a falta de sincronismo dos semáforos. À pé, também tenha cuidado com os muitos buracos nos nossos passeios (nossas calçadas), também com a inexplicável falta crônica de faixas de pedestres, na maioria das nossas ruas e avenidas.
A micareta, festa tão nossa, tão tradicional, vem em decadência , ano a ano, pela falta de vontade de bem fazer uma festa bonita. Preguiça.
A Expofeira, tão nossa, também tão abandonada. Má vontade.
Vinte e cinco anos, fazem um estrago tão grande! Você ainda quer mais?

D'Andrade

Mais para ver sue a cidade ceresceu em número, entretanto, em qualidade de vida retocedeu imensamente, põem a culpa nz conta dos secretários que sao uma velharia, precismos renovar esta valeria !!

Gilvano do santos ramos

Eu so quero ver a lagoa do Subaé limpa e as demais vamos fazer os rios produzirem água a água e VIDA

Peter Rhue

Quem disse que não evoluiu? Veja a evolução do aumento do IPTU na atual administração (2001-2004) e compare com outras cidades. Recorde nacional. Em segundo lugar vem o governo do Negão, na capitá.
A propósito, faz vergonha morarmos numa cidade outrora exemplo naciomal em planejamento de ruas e calçadas (vide os grandes exemplos da Getúlio e da Maria Quitéria) com suas transversais, para nos dias atuais vermos governantes autoridades darem autorização para obras que resultaram em caminhos da roça. Planejamento? Vá sonhando.

Reinaldo

Povo precisa acordar mudar esse governo arcaico da cidade

Nei Rios

Afinal, são mais de 20 sendo governada pelo grupo político que não faz obra para a cidade e seus cidadãos, faz para o eleitor. A saúde, a educação, as lagoas, e toda estrutura da cidade tratados com descaso. Aqui só quem se desenvolveu foram as Cooperativas que prestam serviços à saúde e as Construtoras de Condomínios, que nadaram de braçada. O povo, ora o eleitor que se ferre!

Fabio

Amo minha Feira,mas verdade seja dita; Feira ainda se comporta como Província,e essas últimas administração da Prefeitura q tratam Feira como Curral políticos, se vacilar Vitória da Conquista vai superar Feira em habitantes, porque em progresso já supera!!!!!!

Jose carlos passos Silva

Isso tudo é o resultado dos governos desastrosos que tivemos nos últimos anos.
Administram como uma cidade pequena, sem planejamento algum.
Lamentável e o eleitor ainda sonha com o retorno da velha política que já demonstrou que governa sem pensar no bem estar do cidadão feirense e do planejamento urbano.
Precisamos de novos nomes na politica com uma visão de futuro para a cidade.

Crispiniano de Santana Silva

Se a cidade na evoluí é porque não está sendo projetada pra isso então a melhor coisa é fazer um plano de desenvolvimento urbano da cidade passando por todas as áreas

Anderson Torres

Mas Feira tem PDDU que foi instituído pela LC 117/2018. O problema está no descumprimento da lei pelas administrações que passaram pela prefeitura municipal.

Sobral

Disse tudo companheiro. Esse grupo que aí estar há duas décadas, tem que sumir da nossa vista. Principalmente o tal coroné, que nem filho da cidade é.