Gabriel Gonçalves
Após passarem quatro meses fechadas por conta da pandemia, as agências de turismo em Feira de Santana retomaram os atendimentos no mês de agosto, e desde novembro a procura por pacotes de viagens estão em evidência. Mesmo com o aumento no número de casos, muita gente não desistiu de viajar.
Os representantes de duas agências de turismo de Feira de Santana informaram ao Acorda Cidade que os destinos mais procurados pelos clientes, são as cidades litorâneas no próprio estado da Bahia por conta do receio em visitar outros locais durante esse momento.
Entre os locais está Morro de São Paulo, onde muitos hotéis já estão com reservas esgotadas.
"Desde novembro que as reservas foram iniciadas para Morro de São Paulo e alguns hotéis já não possuem mais vagas. Inclusive uma das medidas que estão sendo adotadas nesses hotéis, é o prazo de utilização dos quartos para um novo hóspede. Após a saída dos ocupantes, o quarto fica sem uso por 24 horas para que seja completamente higienizado”, informou o supervisor da Agência TiLevo, Matheus Santos Carvalho.
Neto Assunção, gerente da empresa Trilheiros Nativos, destacou que para atender as novas medidas de segurança, a logística das viagens passou por uma série de mudanças.
"Antes desse período de pandemia, trabalhávamos com dois ônibus completos, pois sempre tivemos um bom público e não tínhamos limite de vagas. Mas agora com essas mudanças, passamos a restringir a quantidade de vagas nos ônibus e com isso estamos também reduzindo os nossos grupos", destacou.
Após tantas viagens canceladas, não tem como não ter esperanças de boas vendas, e elas já começaram.
Assunção afirmou que após dias difíceis, só resta ter expectativas com novos clientes.
"A gente trabalha a vida inteira e o nosso papel é trabalhar com a expectativa e depois de tantos dias difíceis, não tem como a gente não ter esperanças. Que possamos ter bons dias de verão, hospedagens, boas opções, mas que toda segurança seja aplicada nessa retomada de viagens adotando todas as medidas", afirmou.
Atendendo as novas medidas de segurança, os turistas precisam fazer o uso da máscara dentro dos ônibus, nas áreas comuns dos hotéis e nos espaços públicos. Segundo o gerente, no percurso de viagem, algumas mudanças já foram adotadas.
"Sabemos que há um incômodo quanto ao uso das máscaras, mas isso precisa ser obrigatório. Algumas brincadeiras que fazemos durante o trajeto, não estão feitas como o compartilhamento do microfone, se apresentar, dar aquele abraço e infelizmente teremos que restringir por necessidade", finalizou.
Na agência TiLevo, durante o pico de pandemia, houve muitos cancelamentos, mas segundo Matheus Carvalho, já começou a aumentar interesse das pessoas em querer viajar.
"Hoje já estamos tendo mais procuras por parte dos clientes em relação há alguns meses. Algumas pessoas até nos questiona que se caso o pacote já estiver fechado e descobrir que testou positivo para a covid-19, esse cliente nos fornece o atestado médico e passamos para o hotel solicitando o cancelamento das reservas. Esse crédito fica em nossa agência para uma próxima viagem", explicou o supervisor da agêcia.
De acordo com Matheus, em 2019 os clientes buscavam destinos para o exterior, mas por conta dos decretos, muitos locais não estão recebendo turistas.
"Existem algumas medidas que são adotadas nas viagens aéreas, assim como locais que não estão aceitando turistas nesse momento. Então os clientes estão procurando pacotes para o segundo semestre de 2021", explicou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.