Feira de Santana

Mesmo com instabilidade, mais de 5 mil pessoas se inscreveram no primeiro dia no Minha Casa, Minha Vida

O Secretário de Habitação, informou que o problema já foi resolvido e que nesta quinta (3) as inscrições foram feitas normalmente.

Começaram na quarta-feira (2) as inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas façam a inscrição no programa, que está sendo realizada de forma online até o dia 16 de maio. Com a alta demanda, a plataforma da inscrição saiu do ar. Mas mesmo com esse problema, mais de 5 mil pessoas conseguiram realizar a inscrição somente no primeiro dia.

As informações são do secretário municipal de Habitação, Valdivan Nascimento. Ele frisou ao Acorda Cidade que o problema já foi resolvido e, que nesta quinta-feira (3), as inscrições para as quase 2 mil unidades de casas e apartamentos com previsão de entrega para 2026, foram feitas normalmente.

secretário municipal de Habitação, Valdivan Nascimento
Secretário de Habitação, Valdivan Nascimento | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Tivemos ontem uma instabilidade muito grande no sistema devido a alta procura de pessoas pelas inscrições. Em determinado momento a empresa nos informou que tinham 10 mil pessoas ao mesmo tempo tentando fazer as inscrições. Então houve um congestionamento e o sistema caiu. Ainda assim, mais de 5 mil pessoas conseguiram se inscrever e nesta quinta o problema já está resolvido e o sistema em pleno funcionamento”, destacou.

Inscrições online

Valdivan Nascimento afirmou que o déficit habitacional em Feira de Santana é muito grande e, que por isso, as inscrições estão sendo feitas pela internet, já que de forma presencial, a prefeitura não teria condições de atender a todos. Ainda assim, as pessoas que não possuem internet ou computador, podem procurar a Secretaria de Habitação ou o Cras mais próximo da residência.

As inscrições estão sendo realizadas através do site da prefeitura, do aplicativo Fala Feira 156, do aplicativo Feira Conectada. Além disso, a prefeitura também disponibilizou o número do WhatsApp oficial para auxiliar nas inscrições e tirar dúvidas: 75 99867-4432.

“As principais dúvidas das pessoas é sobre como acessar. São pessoas que não têm acesso à internet, não têm um computador em casa. Não temos condições de fazer a inscrição presencial de todo contingente esperado e esse serviço é especial para quem realmente não tem suporte”, salientou.

Seleção atenderá critérios

Mais uma vez o secretário de Habitação destacou ao Acorda Cidade que a seleção para quem vai receber as unidades do Minha Casa, Minha Vida, atenderá critérios estabelecidos por lei. Ele frisou que não haverá sorteio e explicou como vai funcionar.

“As pessoas vão ser colocadas dentro de um ranking, a partir do somatório de pontos, de acordo com os critérios estabelecidos por lei. Exemplo, uma mulher que é chefe de família, tem um ponto. Ela tem crianças na composição familiar, outro ponto. Tem idoso ou pessoas com deficiência, mais um ponto. E assim por diante. Todos os pontos serão somados e ainda vamos ter uma visita social para verificação in loco das necessidades das pessoas. Não há sorteio. O que existe é uma hierarquização, segundo a lei. O sistema vai analisar os critérios das famílias e vamos fazer uma lista a partir de quem atende mais os critérios e a partir daí vamos fazer a visita social e pré-selecionar. Depois enviamos a lista para o banco”.

O secretário disse ainda que o município está comprometido em fazer com que esses imóveis cheguem para as famílias que realmente precisam. Ele destacou que a contemplação, de fato, só ocorre a partir do momento em que a pessoa assina o contrato com a Caixa Econômica Federal ou com o Banco do Brasil.

“A Caixa pede que a gente envie 30% a mais de nome, que é o cadastro de reserva, porque é comum a pessoa ser selecionada pela prefeitura e quando chega no banco ser rejeitada por algum problema, como já ter outro imóvel, por exemplo. É uma série de rejeições porque o banco faz um cruzamento de dados para verificar se a pessoa pode ou não receber o imóvel”, explicou.

Critérios para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida

  • Ser morador do município de Feira de Santana
  • Possuir cadastro atualizado no CadÚnico
  • Não ter renda mensal superior a R$ 2.850,00 (dois mil oitocentos e cinquenta reais)
  • Não possuir imóveis em seu nome
  • Idade mínima de 18 anos ou casos especiais de emancipação.
  • OBSERVAÇÃO: Para a realização deste cadastro inicial não será necessário enviar documentação. Será solicitado apenas o número do CPF e demais informações.
  • CRITÉRIOS DE PRIORIDADE – Portaria n° 738 de julho de 2024
  • Mulher na condição de responsável pela unidade familiar
  • Beneficiários do Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada)
  • Candidato titular ou cônjuge negro
  • Pessoa com deficiência na composição familiar
  • Idoso na composição familiar
  • Criança ou adolescente na composição familiar
  • Pessoa com câncer ou doença rara crônica e degenerativa
  • Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar na composição familiar
  • Situação de risco e vulnerabilidade
  • Integrantes de povos tradicionais e quilombolas
  • Residentes em áreas de risco
  • Encontrar-se em situação de rua ou trajetória de rua

Leia também:

Inscrição e informações do Minha Casa, Minha Vida disponíveis no WhatsApp oficial da Prefeitura

Confira os bairros onde unidades do Minha Casa, Minha Vida estarão disponíveis; inscrições estão abertas

Confira o passo a passo para se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida

Inscrições para o Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana começam no dia 2 de abril

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários