Feira de Santana

Médico nascido no Hospital da Mulher se emociona ao falar dos 29 anos de Fundação

Cheio de emoção o Médico Generalista Leonardo Macedo da Luz Ribeiro, nascido no Hospital da Mulher em 25 de setembro de 1992, ressalta a importância dessa unidade hospitalar para a população.

Acorda Cidade
 

Neste sábado (30), o Hospital da Mulher Inácia Pinto dos Santos celebra 29 anos de história. Nesta data especial, alguns funcionários e colaboradores homenageiam a unidade, com o desejo de dias melhores após inúmeras restrições de isolamento devido ao coronavírus.

Cheio de emoção o Médico Generalista Leonardo Macedo da Luz Ribeiro, nascido no Hospital da Mulher em 25 de setembro de 1992, ressalta a importância dessa unidade hospitalar para a população. ”Me sinto emocionado em falar desse hospital que acolheu minha mãe Sintia, onde eu nasci há 28 anos, bem e saudável. Esse hospital foi importante para minha mãe e hoje é para muitas mulheres que precisam. Com o passar desses anos, o que tenho a agradecer pelo Hospital da Mulher é torcer pela continuidade do bom serviço prestado para Feira e região”, disse o médico.

Depoimentos

Nesse mesmo período, o médico Pediatra mais idoso em atividade em Feira de Santana, Dr. Carlito Guimarães Oliveira, aos 92 anos de idade, deu início às suas atividades ambulatoriais no Hospital da Mulher e resume esse momento com simplicidade. “Para mim essa data é muito importante, é um orgulho participar do grupo de servidores deste conjunto materno infantil e desejo crescimento constante”, afirmou.

Para a servidora municipal Ivonilda Euzébio dos Santos, nos seus 26 anos de trabalho no Hospital da Mulher ela já ocupou vários cargos de diretoria, chegando à presidência da Fundação Hospitalar em 1º de Fevereiro de 1996, assumindo a pasta por um ano e oito meses. "Me recordo de cada mudança, cada transformação do Hospital da Mulher e através da Fundação Hospitalar possibilitou o Hospital da Mulher adquirir o título de hospital “Amigo da Criança”, por seguir os critérios necessários preconizados pelo Ministério da Saúde para o aleitamento materno, mantendo a mãe e o recém-nascido em alojamento conjunto”, frisou

A Auxiliar de Enfermagem Maria da Glória dos Santos Gonzaga e funcionária mais antiga completa dia 29 de Fevereiro 29 anos de trabalho no Hospital da Mulher. “Aqui para mim é minha segunda casa e agradeço ao Hospital da Mulher por me acolher como parte da família, onde com o meu trabalho na Central de Esterilização, obtive a minha realização financeira, para mim o Hospital da Mulher é vida e hoje trabalhar nesse hospital é uma realização”, disse a auxiliar de enfermagem.

Dr. Humberto Pelegrino, desde a fundação, tem serviços prestados e dedicados ao atendimento no Hospital da Mulher diz que foi testemunha dos inúmeros avanços ao longo desses 28 anos, dentre eles cita a conquista da residência médica pela atual gestora Gilberte Lucas. "Eu me sinto lisonjeado em fazer parte desse momento histórico, mas sei que temos a responsabilidade, o dever e o compromisso de proporcionar uma assistência de qualidade, humanizada e com responsabilidade social. O Hospital da Mulher tem sido um conquista para Feira de Santana com os investimentos de informatização de todos os serviços a partir da dedicação do prefeito Colbert Filho alinhado à atual gestão da Fundação Hospitalar.

Construído no dia 30 de janeiro de 1992, no segundo governo do prefeito Colbert Martins da Silva e atualmente administrado pela Fundação Hospitalar (FHFS), o Hospital da Mulher é considerado atualmente a principal referência em parto humanizado na região através dos avanços e investimentos que somente em 2020, ultrapassaram a ordem de 1 milhão e meio na aquisição de novos equipamentos seguindo o cronograma de reformas e ampliação das instalações da unidade de saúde mesmo em meio as dificuldades causadas pela Pandemia.

De acordo com Gilberte Lucas, esse é um ano diferente e não seria possível fazer nenhum tipo de comemoração presencial para evitar aglomerações. “Com certeza vamos continuar com todos os cuidados de antes preconizados pelos órgãos de saúde, e para lembrar essa data tão importante do aniversário do Hospital da Mulher, vamos ofertar com uma flôr branca, todos os plantonistas do Complexo, nesse sábado”. salientou a gestora.

Gilberte Lucas ressaltou os avanços do Hospital da Mulher nesses últimos anos. "Vejo o esforço de todos para garantirmos uma assistência de qualidade, e os dados nos mostram que estamos no caminho certo”. A gestora disse ainda que durante a sua gestão com recursos do próprio município, aumentou a capacidade de atendimento de especialidades no complexo materno-infantil, na emergência e no ambulatório do

Hospital da Mulher.

“Realizamos através da Fundação Hospitalar uma gama de procedimentos que alcançou entre 2013 a 2019 cerca de 64 mil, com 2 milhões de exames entregues nesse mesmo período pelo Laboratório Municipal de Análises Clínicas com a entrega dos resultados on-line. Realizamos a implantação do parto humanizado, Programa de Planejamento Familiar usando contraceptivo de alta duração, ampliamos a realização de cirurgias de mamas gigantes. Realizamos reformas na estrutura da Unidade, Uti-Neonatal, Fisioterapia e ampliamos a assistência das enfermarias climatizadas para 141 leitos com a aquisição de camas de parto, mesa cirúrgica, monitor multi paramétrico, desfibrilador, cama hospitalar, berços e carrinho de anestesia”, disse Gilberte.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários