Feira de Santana

Maquiadora feirense se torna referência no empreendedorismo negro da cidade

De acordo com Silvania, o objetivo é influenciar o acesso e a autoaceitação de mulheres negras.

Acorda Cidade

Considerada como primeira profissional de maquiagem com trabalhos voltados para mulheres negras, Silvania Miranda, busca desde o ano de 2016 a valorização da estética negra na cidade de Feira de Santana.

De acordo com ela, mesmo sendo uma grande maioria entre a população feirense, as pessoas negras são tratadas como invisíveis diante do mercado.

"Já passei por situações que me fizeram perceber a necessidade de termos cada vez mais, pessoas especializadas para o nosso tipo de pele. Mesmo sendo a maioria na cidade, ainda somos tratados como invisíveis diante do mercado e durante cursos que já ministrei, já ouvir diversos depoimentos de mulheres negras que demonstraram insatisfações, traumas e mágoas por não encontrarem por durante muito tempo, produtos e profissionais especializados neste segmento", disse.

Durante o período da pandemia, Silvania inaugurou uma loja especializada e direcionada à mulheres negras. De acordo com ela, o objetivo é influenciar o acesso e a autoaceitação de mulheres negras.

"Nosso grande objetivo também é acolher dolorosamente as mulheres que são excluídas e por muitas vezes invisibilizadas por um sistema que insiste em não reconhecer a importância da mulher negra na sociedade. É saber que esta pessoa vai entrar em uma loja, procurar e encontrar um produto no seu tom de pele e sair de lá com a autoestima elevada. Queremos influenciar o acesso e a autoaceitação das meninas e mulheres negras e também para que outras consigam se fortalecer, desenvolvendo os seus trabalhos, melhorando a condição financeira e ocupando espaços, além de se sentirem inseridas no comércio e na sociedade", afirmou.

Hoje, Silvania faz parte da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários