Familiares e amigos do metalúrgico Jacivaldo Pereira Gomes, 44 anos, realizaram mais uma manifestação em busca de justiça. Ele foi assassinado na última quarta-feira, dia 15 de novembro, com um tiro no abdômen, após colidir seu veículo na traseira de outro (saiba mais aqui).
A manifestação ocorreu na tarde deste sábado (18), em frente à Lagoa Grande, na Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), em Feira de Santana, no mesmo lugar onde o crime aconteceu. Conforme divulgado aqui no Acorda Cidade, na sexta-feira (17) eles realizaram o primeiro protesto, em frente à delegacia, momentos antes do acusado do crime, um odontólogo, se apresentar à polícia.
Muitas pessoas participaram do ato vestidas de branco e segurando balões e cartazes. Uma das filhas da vítima, bastante abalada, disse que não quer vingança, mas sim justiça.
“Minha irmã de 8 anos falou por favor não atire no meu pai. Mas você estava indo para a igreja não foi? Amém! Essa dor que eu estou sentindo eu não desejo nem para você que fez isso. Se você tiver filho ou filha eu não desejo que seu filho ou que sua filha passem por isso em hipótese alguma. Eu que estou passando por isso, e que presenciei eu não desejo nem pra você. Não quero vingança, eu quero justiça”, declarou.
Diversos discursos, orações e mensagens de protesto foram proferidas durante a manifestação repleta de comoção e dor.
“Temos uma família aqui injustiçada, Feira de Santana, arrasada. Todos choram. Hoje nós não queríamos estar aqui. Hoje nós queríamos estar com nosso primo, nosso irmão, o pai de família. Esse pai trabalhador. Hoje nós queríamos estar com ele desfrutando do seu sonho que era comprar uma chácara para fazer festa com a sua família. A gente está aqui mostrando para vocês a realidade de um homem que diz que vai pra uma missa, a caminho da casa do Senhor. Como é que uma pessoa que está indo a caminho da casa do Senhor faz uma coisa dessa com um pai de família? A pergunta que não quer calar. Nós queremos justiça”, declarou em público através do carro de som, uma das participantes do protesto.
Ricardo Barbosa, cunhado de Jacivaldo, disse que viu a versão do advogado de defesa do acusado e disse ao Acorda Cidade que a família contesta a motivação apresentada para efetuar o disparo. Segundo o advogado, houve legítima defesa.
“Primeiro ele falou que o acusado de ter cometido esse crime bárbaro usou a arma como legítima defesa. A gente sabe que Jacivaldo estava com dificuldade locomotora, com dificuldade até permanecer em pé por muito tempo, devido a situação dele. Na hora ele estava com duas crianças e em momento algum teve como ele ameaçar ou em algum momento atentar contra a integridade física desse homem. Porque ele já sofreu com algumas limitações. O que choca muita gente e mexe muito conosco é a situação de estar no momento com duas crianças. Claro que o advogado dele vai passar as lições, vai tentar fazer a defesa do acusado, porém a gente está aqui para rebater essas afirmativas que foram feitas”.
O cunhado disse ainda que a família quer ter acesso às filmagens para que sejam tiradas as conclusões.
O cunhado disse ao Acorda Cidade que a vítima trabalhava como metalúrgico, estava fazendo serviço para uma empresa multinacional, e estava recebendo benefício por conta da dificuldade locomotora.
“Ele tem esse problema há muito tempo, ele perdeu o líquido do osso da coluna e esse osso estava colado. Ele tinha dificuldade em permanecer em pé por muito tempo, mesmo gostando tanto de dançar, de sempre se alegre, mas a gente sabia desse sofrimento que ele já tinha um tempo passando por isso, como falei anteriormente, com essa dificuldade de ficar um tempo em pé, por conta desse problema, nós não acreditamos que um homem que estava desarmado, com duas crianças, com essa dificuldade, em momento algum chegou a tentar contra a vida do suposto responsável por o crime”, afirmou.
Manifestação no Anel de Contorno é marcada por pedidos de justiça pela morte de metalúrgico assassinado após acidentehttps://t.co/iebvZfcCsP pic.twitter.com/neWGwZd17z
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) November 18, 2023
Reportagem em andamento. Aguarde mais informações
Leia também:
Acusado de matar metalúrgico durante colisão de trânsito é ouvido e liberado
Familiares e amigos pedem justiça pela morte de metalúrgico após colisão de trânsito
“Eles viram tudo”, diz cunhada sobre filhas e neto de homem assassinado após colisão no trânsito
Homem é assassinado por colidir veículo na traseira de outro em frente à Lagoa Grande
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram