Feira de Santana

Mães bloqueiam BR-324 para protestar contra cancelamento de matrículas em colégio de tempo integral

A faixa foi interditada por manifestantes na altura do Instituto Federal da Bahia (Ifba), próximo à empresa Klabin.

Manifestação na BR-324
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta segunda-feira (21), mães e moradores do bairro Aviário, em Feira de Santana, bloquearam parte da BR-324 em protesto contra a exclusão do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Tempo Integral localizado no bairro. A manifestação contou com a presença de pais, responsáveis e alunos que exigem a reabertura da turma e uma solução definitiva para o problema. A manifestação causou um engarrafamento de pelo menos 7km, na faixa sentido Feira-Salvador.

engarrafamento na BR-324 manifestação em frente a Klabin
Foto: Enviada via WhatsApp

Na segunda (20), as manifestantes já haviam realizando um ato em frente ao colégio reivindicando contra o cancelamento das matrículas pela unidade, que inclusive, elas já haviam realizado.

“Sexta-feira fomos comunicados que iam tirar o 6º ano do colégio de tempo integral. Mandaram a gente buscar os documentos sexta de tarde, mas disseram que não tem vaga no município. Nós queremos solução para o 6º ano que não tem condições. Eles tiraram e nós precisamos. Dormimos, amanhecemos lá, matricularam nossos filhos e agora querem devolver o documento dizendo que foi cancelada a matrícula. Não somos cachorros, não. Nós temos nossos direitos”, disse Diana Bento, uma das manifestantes ao Acorda Cidade.

Manifestação na BR-32
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Manifestação na BR-324
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outra mãe, Daiane Machado, também falou sobre os transtornos que a decisão traz especialmente para sua filha que possui deficiência.

“Minha filha é especial. Querem colocá-la numa escola municipal longe de casa, é 1h para minha filha chegar lá e não tem como tirar daqui, que é próximo de casa, não dá”.

Manifestação na BR-32
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Daiane, a única solução que a colégio deu foi encaminhar as crianças para a Escola Municipal Professora Josenita Nery Boaventura, que fica no Conjunto Paulo Souto, mas a filha dela não tem condições de ir tão distante por conta das necessidades especiais.

Manifestação na BR-324
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Aline Barbosa, que também estava no protesto, participou em apoio as mães.

“É um absurdo as mães matricularem os filhos e depois serem avisadas que a matrícula foi cancelada porque não tem mais o 6ª ano. Nem durante o dia, nem durante a noite”.

Manifestação na BR-32
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com Carolina Ribeiro, outra manifestante, o colégio é o única de tempo integral no bairro, responsável por atender uma grande demanda da comunidade. Ela havia matriculado a filha no 6º ano e também foi informada sobre o cancelamento na sexta.

“Ela ligou para buscar os documentos e não tem escola no município que vem suprir a necessidade do bairro que é muita criança. A única escola em tempo integral do bairro é essa, a única que tinha capacidade de suprir a necessidade do bairro e não tem o 6º ano. Estamos implorando”.

Manifestação na BR-324
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou o ato, pedindo aos manifestantes que liberassem uma faixa da rodovia. Os moradores atenderam parcialmente ao pedido, permitindo apenas a passagem de uma ambulância. A Polícia Militar também está no local.

Manifestação na BR-324
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O grupo promete continuar o protesto até que a Secretaria de Educação apresente uma solução concreta para reverter o fechamento das turmas do 6º ano no colégio. O acordo é liberar após o problema ser resolvido.

Manifestação na BR-32
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Manifestação na BR-32
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Manifestação na BR-32
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O que diz a Secretaria de Educação

Em relação às matrículas em Feira de Santana, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou ao Acorda Cidade que o Estado garante vagas para todos os cidadãos que solicitarem matrícula nas escolas públicas.

  • Foram ofertadas 21.367 vagas para o Ensino Médio (1ª a 3ª série) em escolas estaduais de Feira de Santana. Até às 20 horas desta segunda-feira (21), 5.137 vagas estavam disponíveis para preenchimento.
  • Quanto às vagas para o 6° ano do Ensino Fundamental no bairro de Aviário, a SEC informa que, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Ensino Fundamental deve ser ofertado pelo município. Quando o município não tem capacidade de atendimento, o Estado assegura a oferta de vagas a partir da colaboração com o município.
  • Para solicitar a matrícula em qualquer escola estadual, primeiro é necessário criar conta no aplicativo ou site ba.gov.br em nome do estudante e, na sequência, acessar a plataforma e selecionar o serviço de matrícula e a escola mais próxima com disponibilidade de vaga para a modalidade, série e o turno desejados. Ao final, será dado um prazo de cinco dias para pais, responsáveis ou o próprio estudante apresentarem a documentação na escola.
  • Nesta terça-feira (21), a matrícula prossegue exclusivamente para o Ensino Médio, Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio.

ASCOM SEC

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Mães protestam contra cancelamento de matrículas em colégio de tempo integral em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
20 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários