Exemplar da “arquitetura eclética que combina elementos de diferentes correntes e períodos históricos em uma única construção”, assim descrito pelo vereador Sílvio Dias (PT), foi demolido o prédio onde, nos últimos anos, funcionou o Colégio Intelecto, na Avenida Senhor dos Passos.
O assunto foi levado à Câmara, pelo petista, durante a sessão desta quarta-feira (19). “É mais um atentado à arquitetura histórica de Feira de Santana”, afirmou o vereador, ao criticar a ação realizada na última segunda (17).


Na oportunidade, ele questionou a omissão das autoridades responsáveis pela preservação do patrimônio do Município. “Cadê o Poder Público para preservar essas construções?”.
Para o vereador, a destruição daquele prédio, de valor histórico para Feira de Santana, representa uma perda para a memória coletiva dos feirenses, podendo haver impactos no desenvolvimento futuro da cidade.
“Um lugar sem história e sem lembranças não sabe para onde quer ir”, diz o parlamentar, ao enfatiza que não é contrário ao progresso nas transformações urbanas, mas defende que a modernização não ocorra à custa da destruição completa do passado.
“Ao menos, o mínimo deve ser preservado”. Ele disse que a avenida Senhor dos Passos foi marcada por belíssimos casarões que praticamente não existem mais, “muitos deles tendo sido transformados em estacionamento”.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.