Aniversário de Feira

Mais de 70 alunos homenageiam Feira de Santana com cantata nas escadarias da Prefeitura

A apresentação dos alunos da escola João Paulo I, de Feira de Santana, faz parte do projeto Vivendo Feira.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (15), mais de 70 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da escola João Paulo I (JPI), participaram de uma homenagem aos 189 anos de Feira de Santana, com uma cantata nas escadarias da prefeitura.

A professora do colégio João Paulo, Karine Oliveira, informou ao Acorda Cidade que essa apresentação faz parte do projeto ‘Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre’.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Onde nossas crianças do 3º ano, com oito anos de idade, estudam a história desta cidade, desde a sua origem até os dias atuais, já projetando a Feira do Futuro. Estudam uma das versões da origem de Feira de Santana através de uma expedição histórica, que passa por Humildes, Tiquaruçu, Casarão Froes da Mota, Mercado de Arte. E no aniversário da cidade vem para as escadarias da Prefeitura, cantar para Feira de Santana, não só o Hino à Feira, como músicas dos artistas feirenses: Céliah Zaiin, Carlos Pitta, trazendo esse presente para cidade, catando para cidade como forma de cultura, identidade e memória de um povo,” disse.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Karine Oliveira disse que essa homenagem da escola João Paulo para a cidade de Feira de Santana pretende devolver e formar cidadãos.

“Formar cidadão é pisar no chão da história, é construir diariamente, não apenas ensinar uma escola que vem do livro, mas viver Feira de Santana. Nós saímos da escola para viver os pedaços desta cidade, cada lugar, cada memória, cada cultura, os monumentos que a cidade tem, essas crianças estudam como um todo Feira de Santana,” ressaltou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A professora também destacou que as crianças receberam nos ensaio muitas contribuições do artista, cantor, compositor e instrumentista, Pititiu.

“Contamos com a participação na cantata e no ensaio com ele na escola do artista Pititiu que acompanha o projeto desde o seu lançamento trazendo as suas músicas, a sua história. E ele contribui ensinando para essas crianças, cantando e ensaiando com eles para a cantata,” destacou.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Mais sobre o projeto

O Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre é uma iniciativa que envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa. O projeto, que é ação pioneira da JPI, coloca os alunos em contato direto com aspectos relevantes da cidade, tais como cultura e economia.

Através das vivências e reflexões, os estudantes compreendem que um povo sem memória é um povo que não existe. Assim, eles, além de passarem a conhecer melhor a história do lugar onde vivem, se identificam como agentes transformadores do município.

O aniversário da cidade será no próximo domingo, dia 18 de setembro.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários