A vacina antirrábica é considerada a melhor forma de prevenir e manter os pets saudáveis. A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vacinou 51.791 animais contra a raiva no ano passado. Foram 35.459 cães e 16.332 gatos imunizados.
A raiva é uma infecção viral aguda considerada uma zoonose que pode atingir animais e seres humanos. A doença pode ser transmitida a uma pessoa por meio de mordida de animais infectados.
Para aqueles que não conseguiram vacinar seus pets durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, podem levá-los à sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h às 15h.
Podem ser imunizados os pets a partir dos três meses de idade. Os felinos devem ser transportados em caixas apropriadas, enquanto os cães em coleiras ou correntes. A orientação é levar o cartão de vacina, caso o animal possua.
“Feira de Santana não registra um caso de raiva humana desde 2001. Sempre reforçamos os pedidos para que a população compareça e vacine seus pets, pois assim podemos ter o maior controle da transmissão da doença”, assegura a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.
Ainda conforme a médica veterinária, qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva. Caso sofra qualquer tipo de agressão animal, a pessoa deve procurar imediatamente o Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) que é referência para atender os casos de acidentes humanos envolvendo animais.
Os casos de acidentes envolvendo bovinos, equinos, porcos e animais silvestres também devem ser reportados para que seja avaliada a necessidade de realizar tratamento.
As informações são da Secom de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram