Semana de Trânsito

Mais de 50% dos acidentes de trânsito em Feira de Santana envolvem motocicletas

Quando avaliada a faixa etária das pessoas envolvidas nos acidentes, observa-se que a maioria das vítimas é jovem.

Daniela Cardoso
 
Dentre as ocorrências externas registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), envolvendo acidentes de trânsito em Feira de Santana, a maioria tem motociclistas envolvidos, segundo informou Maisa Macedo, coordenadora do Samu, que está participando da Semana do Trânsito. 
 
“Esse é um evento educativo e esperamos que os indicadores atuais melhorem, pois hoje as urgências por causas externas têm crescido muito, e dentro dessas urgências há uma predominância dos acidentes de trânsito, dentre as quais as ocorrências envolvendo motos ficam em primeiro lugar no ranking, sendo mais de 50% das ocorrências”, informou. 
 
Ainda de acordo com Maisa, quando é avaliada a faixa etária das pessoas envolvidas nos acidentes, observa-se que a maioria das vítimas é jovem.  
 
Simulação 
 
Como parte da Semana Nacional de Trânsito, foi realizada na tarde de quinta-feira (19) a simulação de um acidente de trânsito, envolvendo um carro e uma moto. De acordo com a coordenadora do Samu, a simulação representa a realidade do dia a dia, mostrando um acidente com duas vítimas graves.
 
Segundo ela, o objetivo do evento é sensibilizar a população a ter um trânsito mais seguro, prevenir os acidentes, além de orientar como as pessoas devem se portar diante de um acidente.
 
O enfermeiro Marcus Nogueira, que também participou da simulação, ressaltou a importância de sensibilizar a população quanto aos riscos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. 
 
“Tem um bom tempo que os órgãos orientam a população sobre o consumo de álcool, e políticas são estabelecidas em repressão aos condutores que dirigem alcoolizados, a exemplo da Lei Seca”, afirmou.
 
A Semana Nacional de Trânsito 2013 em Feira de Santana foi encerrada nesta sexta-feira (20). Diversos órgãos fiscalizadores, a exemplo da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, participaram dos eventos.
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade