Nesta terça-feira (6), conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, são mais de 1.600 casos de Covid confirmados desde do início de dezembro.
Dia 1º foram confirmados 588 casos positivos; no dia 2, mais 482 casos ; dia 3: 77 casos ; Dia 4: 3 casos ; Dia 5: 514 casos positivos. Contabilizando 1.664 casos de Covid-19 no município de Feira de Santana, até segunda-feira (5).
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, informou ao Acorda Cidade o balanço de novos casos da Covid-19 no município de Feira de Santana em relação ao mês anterior.
“Em relação ao percentual relacionado aos casos negativos e positivos, em novembro, foi muito maior. No mês de novembro a maior parte das pessoas testavam mais para positivo do que para negativo. Em dezembro começamos a ver um declínio nessa curva, porém ainda é muito cedo para entendermos o cenário. Porque muitas pessoas fazem o teste rápido, que é liberado pela Anvisa, o autoteste, então a gente não tem como quantificar esses casos, só quando eles aparecem na Secretaria de Saúde é que a gente consegue subnotificar e quantificamos esses casos. Mas a gente não tem como ter uma real situação, de 100% do município, porque muitas pessoas também estão gripadas e não vão testar; os sintomas passam de forma rápida; muitas são assintomáticas, não sabem que estão; muitas tiveram contato com algum caso positivo, mas preferem se isolar sem testar, e os que fazem os testes de farmácia. Então não podemos dizer se temos um quantitativo bem maior do que a gente consegue ver quando a gente testa. Mas a gente conseguiu ver que essa quantidade de pessoas, que vão às unidades testar tem dado um pouco menos positivo, e mais negativo, nesse momento,” explicou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram