Feira de Santana

Mães cobram reforma de escola em Pé de Serra fechada há 2 anos

Segundo os moradores do povoado, crianças de diversas localidades estudam no local.

Laiane Cruz

Mães de estudantes matriculados na Escola Municipal Deocleciano Martins da Silva, localizada no povoado de Pé de Serra, no distrito de Maria Quitéria em Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (11), para pedir a reforma da unidade.

Segundo os moradores do povoado, crianças de diversas localidades estudam no local. No entanto, a Secretaria de Educação interditou o prédio há dois anos, prometendo reformas que até o momento não foram realizadas.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

De acordo com uma das manifestantes, Juliane Silva afirmou, em entrevista ao Acorda Cidade, a comunidade deseja saber quando a reforma será feita.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“O objetivo é trazer a reforma para nossa escola. A gente quer saber qual é o motivo dessa escola estar fechada durante dois anos, com projeto de reforma e esse projeto nunca chega à comunidade. A gente só quer uma resposta, porque a prefeitura vem fechando nossa escola, assim como outras escolas para reforma, que nunca chega. As crianças não estão estudando, simplesmente estão recebendo atividades impressas em casa, as mães vêm buscar em uma casa que a prefeitura alugou e depois levam”, reclamou.

Moradora do povoado Boqueirão, Eliene Passos Silva tem um filho de 4 anos estudando na escola. Segundo ela, ano passado as aulas foram remotas, mas este ano as mães querem que seus filhos estudem de forma presencial.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Meu filho está sem estudar. Ano passado a aula foi remota, a gente pegava as atividades e depois devolvia para a escola. Estamos esperando a reforma da escola. Queremos solução, para esse ano nossos filhos estudarem. São crianças de Pé de Serra, Boqueirão, Água Grande, Barrocas e Lagoa Salgada,” afirmou.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Outra moradora do povoado de Pé de Serra, Terezinha disse que as mães e pais fazem um apelo para que adiantem a reforma.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Tem muitas comunidades aqui vizinhas do colégio. Eu faço um apelo à secretária e ao prefeito para verem como está a situação do colégio. A gente quer uma solução para esse problema. Essa escola já existe há muitos anos, eu estudei aqui, minha família inteira e duas filhas minhas já passaram por aqui também, e agora vejo outras pessoas enfrentando essa situação”, opinou.

O Acorda Cidade aguarda um retorno da Secretaria de Educação sobre o assunto.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

De acordo com a prefeitura, a Escola Municipal Deocleciano Martins da Silva, localizada no distrito de Maria Quitéria, será totalmente reconstruída. De acordo com a secretária de Educação, professora Anaci Paim, a área construída da unidade de ensino sairá de 310m² para 800m². Atualmente, a obra está na fase final do processo de licitação.

A professora Anaci Paim destaca que toda a estrutura da escola será modificada. A solução imediata para atender aos estudantes, enquanto os trâmites para a licitação estão em andamento, foi transferir a unidade de ensino temporariamente para um prédio alugado.

"Estamos viabilizando um espaço compatível para cumprir as exigências estabelecidas a fim de que a escola possa funcionar plenamente. Toda equipe está mobilizada e adotando as providências necessárias para o andamento do processo de reconstrução da escola", observa a secretária.

Essa reforma integra a primeira etapa do pacote de obras para 2022, na área da Educação, que prevê a recuperação e reforma de mais de 20 escolas.
 

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários