Feira de Santana

Mãe pede ajuda para realizar exames e a cirurgia do filho no HGCA

Lucas sofreu uma tentativa de assalto no ano passado e a partir do ocorrido passou a ter complicações.

Lucas Barbosa do Couto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

No dia 26 de novembro de 2021, após uma tentativa de assalto, o jovem Lucas Barbosa, 23 anos, ficou internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e após receber alta, no dia 13 de dezembro, o jovem começou a apresentar alguns problemas, conforme relatou a mãe, Ana Cláudia Barbosa, 44 anos.

“Lucas estava com bastante falta de ar, aí quando ele foi para o Clériston foi uma maior dificuldade para ele poder entrar para colocar a traqueostomia, quase morreu na sala de emergência. Se não fosse uma prima dele que conhecia uma pessoa lá dentro para colocar essa traqueo, ele tinha morrido. Ao colocar a traqueo, no dia 7 de janeiro, ele ficou entre a enfermaria e a UTI, foram cinco meses que ele ficou lá no hospital. Quando foi no dia 7 de maio o médico deu alta a ele e me deu exames:   broncoscopia, cirurgia toráxica, infectologista, dentre outros, e disse que era para eu marcar no laboratório do Clériston. Quando eu fui marcar no laboratório eles me disseram que não marcava que era para eu ir ao posto de saúde, quando eu fui ao posto de saúde disseram que não marcava lá e não consegui marcar exame nenhum,” contou Ana, ao Acorda Cidade.

Mãe de Lucas do Couto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Pedi ajuda a Targino Machado, que me deu um relatório, pedindo ao diretor do Clériston para me atender, só que ele disse que só atendia por telefone e não por papel. Targino ligou para o diretor que me atendeu, mas o único exame que consegui foi com o neurologista, que Lucas fez acompanhamento até o mês passado. Devido ao olho, Lucas sempre precisou passar por cirugias, tendo recaídas e indo pra UTI. Um lado dele ficou todo paralisado, comendo pela sonda. Depois que ele fez uma cirurgia, porque os médicos disseram que ele estava com um pouquinho de pus na cabeça, aí ele voltou a ter o movimento. Lucas ficou um mês e meio indo ao neurologista que deu alta a ele e pediu que eu retornasse com esses exames,” explicou.

No dia 6 de setembro Lucas teve a última consulta com o neurologista.

“O neurologista disse que Lucas só voltaria lá daqui a 8 meses, mas quando foi agora dia 12, ele começou a ter crise convulsiva que ele não estava tendo… a Samu foi acionada, foi levado para o posto daqui da rua, porque disseram que não podiam levar para o Clériston. No dia 12 ele teve quatro crises, no dia 14 teve mais 4, e quando foi a noite levei Lucas para a emergência e me disseram que o caso dele era de neuro e não atenderam ele. Levei para a Upa e disseram que só estavam atendendo pediatra e ortopedista,” disse.

A mãe precisa realizar os exames necessários para que Lucas possa ser atendido novamente pelo especialista.

“Eu não estou conseguindo fazer a broncoscopia, e estou dependendo dessa cirugia para tirar a traqueo dele. Já fui para Salvador e lá o médico não está atendendo mais, me mandaram marcar no Roberto Santos. No Roberto Santos me falaram que eu tinha que marcar pelo WhatsApp e tento falar com eles mas não tô conseguindo. Fui à Secretaria de Feira e me falaram que eu tenho que marcar no Clériston, liguei para o Clériston mas não atendem. Eu não tenho condições de pagar a cirurgia particular, moramos de aluguel, só meu esposo trabalha e eu não posso nem sair, porque Lucas não pode ficar sozinho. E eu quero saber como consigo fazer esses exames para eu passar pelo neuro e resolver esse problema da traqueo, que já era pra ter tirado. Lucas ainda continua tendo as crises, e no último acompanhamento o médico não informou mais nada, só relatou que ele precisava tirar a traqueo,” desabafou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eliz

Quando sofrimento essa mãe está enfrentando.

Falo a verdade

Aínda tem quem diga que a Bahia tem uma boa saúde pública,e se a coisa dá continuação prepara a cova e o caixão

Jose carlos passos Silva

Cadê os políticos ?
Essa mãe precisa de ajuda.
Sugiro ao Acorda Cidade, fazer contato com o deputado federal do PT que tem acesso à rede hospitalar do Estado. Que descaso !

Júlio Souza

Vamos continuar com o atual governo, afinal de contas ele construiu grandes obras, entre elas, a reforma do Clériston, que aqui pra nós, continua com as mesmas precariedades de sempre.

JC Cordeiro

O substituto de Rui, O Geronimo disse que tem projeto sim, vai construir 5 hospitais gerais na Ba. Fico observando, o Pt não consegue da assistencia ao HGCA, e quer fazer mais hospitais, a fila de regulação passou de 40 pacientes, é de rotina hospital faltar material e medicamentos, as salas de enfermagem e corredores fedem, mas o mais importante é construir hospitais, ou seja, obras, obras e mais obras não sei qual o interesse dessas obras!

Joelito

Lamentável isso Deus vai abençoar que a senhora vai conseguir.o que me deixa mas indiguinado e esse político mentiroso que está tudo bem na saúde eles deviam ter vergonha de ir pra ruas pra televisão mentir tentar enganar o povo pq a saúde no estado já n vem bem há muitos anos todo mundo vê isso tomem vergonha na cara governador e esse candidato sem projeto ,essa senhora mãe está pedindo e um direito dela ela n tá pedindo nada q n e de direito isso e uma vergonha .procure minha senhora a televisão a rádio que tenho certeza q já já eles conseguem . lamentável fico triste em todos os dia vê isso

Júlia Souza

Vamos continuar com o atual governo, afinal de contas ele construiu grandes obras, entre elas, a reforma do Clériston, que aqui pra nós, continua com as mesmas precariedades de sempre.

Santos

Cadê Zé Neto ajude essa senhora

Gente que pensa

Uma mãe passando por esse pesadelo um verdadeiro jogo de empurra e enquanto isso um monte de sem ter o que fazer brigando por politica sendo que nem o básico da saúde pública possuímos . Há me esqueci ! o Brasil é o país do futuro em toda e qualquer situação .

ihagow

Descaso. Meu Deus, até quando!! Que Deus abençoe que consiga o quanto antes, coitado deste jovem, tanto sofrimento. Que a Mãe de Jesus interceda por essa mãe