Feira de Santana

Longa fila se forma na Uefs pelo segundo dia consecutivo para atendimento no SAC Móvel

O atendimento prioritário para as pessoas do programa Bahia sem Fome segue até sexta-feira, dia 28, das 9h às 17h, no Sac Móvel na Uefs.

Longa Fila no SAC Móvel na Uefs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Pelo segundo dia consecutivo, uma longa fila se formou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (27) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde está sendo realizado o atendimento para emissão e segunda via da carteira de identidade por meio da unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Muitos dos presentes relataram dificuldades para conseguir o serviço em outras unidades da cidade. Contudo, que eles não sabiam, é que o atendimento nesta ação do SAC Móvel é prioritário para beneficiários do Programa Bahia Sem Fome.

Longa Fila no SAC Móvel na Uefs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Cheguei aqui às 5h30 da manhã. Saí do bairro Mangabeira e estou aqui me arriscando para ver se consigo uma vaga para trocar a carteira de identidade que já tem 16 anos. Disseram que só estão distribuindo 70 fichas: 20 para prioridades e 50 normais. Eu tive que vir porque o SAC da Rodoviária e da Olímpio Vital está sempre sem vagas. Desde novembro de 2023, estou tentando agendar e não consegui”, relatou a Acorda Cidade uma das pessoas na fila.

Marly Couto, moradora do bairro Pedra do Descanso, foi até o local acompanhada da sobrinha, também após várias tentativas frustradas de agendamento nos postos fixos do SAC.

Dona Maria José, que mora no Distrito de Maria Quitéria, também enfrentou dificuldades para conseguir o atendimento. “Peguei uma van às 5h30 para chegar aqui. A gente tenta marcar pelo aplicativo, mas não consegue. Minha carteira de identidade está vencida e rasgando. Desde o ano passado estou tentando resolver isso”, afirmou.

Longa Fila no SAC Móvel na Uefs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Esclarecimentos das instituições envolvidas no SAC Móvel na Uefs

A reitora da Uefs, Amali Mussi, informou que interveio junto à Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) para ampliar a capacidade de atendimento, devido à grande demanda observada. Segundo ela, a secretaria considerou a possibilidade de estender os dias de atendimento, mas a decisão ainda será comunicada oficialmente.

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), entidade responsável pela ação, esclareceu ao Acorda Cidade que o atendimento do SAC Móvel na Uefs faz parte do evento de encerramento do Março Mulher da Feira da Agricultura Familiar, Economia Criativa, Popular e Solidária, em apoio ao projeto Comida no Prato, vinculado ao Programa Bahia Sem Fome.

Segundo a presidente do MOC, Conceição Borges, a iniciativa priorizou pessoas cadastradas no programa que não possuíam documentos ou enfrentavam dificuldades para emiti-los. O MOC articulou com a coordenação do Comida no Prato e com a unidade do SAC para viabilizar esse atendimento específico.

Diante da alta demanda, a expectativa é que novas medidas sejam adotadas para ampliar o acesso à emissão de documentos na cidade.

O atendimento prioritário para as pessoas do programa Bahia sem Fome segue até sexta-feira, dia 28, das 9h às 17h, no Sac Móvel na Uefs.

O Acorda Cidade entrou em contato com o SAC e aguarda retorno.

Leia também: Longa fila: população reclama da falta de senhas em unidade móvel do SAC na Uefs

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários