A Loja Maçônica 16 de Junho promoveu na manhã deste sábado (5) um mutirão de serviços gratuitos em Feira de Santana. O evento, realizado em parceria do Exército (35º BI), da Secretaria Municipal de Saúde e de outras entidades, colocou cerca de 120 profissionais para atender à população em diversas especialidades.
Ao longo de toda a manhã, mais de 250 pessoas puderam contar, de forma 100% gratuita, com serviços como atendimento médico e odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, avaliação oftalmológica, cardiológica, pediátrica e geral, além de orientações psicológicas, jurídicas e nutricionais. A ação ainda contou com corte de cabelo, distribuição de kits de higiene e lanche para os participantes.
Grande Iniciativa
O maçom Adilson Corrêa de Souza, Venerável Mestre da Loja Maçônica 16 de Junho, contou em entrevista ao Acorda Cidade que a ideia da realização do evento surgiu da vontade de propagar os três pilares do grupo: liberdade, igualdade e fraternidade.
“Por isso nós estamos em um bairro muito carente, a gente viu a necessidade de mudar esse olhar a respeito da maçonaria em nossa loja. E contando com nossos parceiros, estamos nesse momento aqui para atender à comunidade. O volume de profissionais e pessoas é grande, estamos transbordando de alegria por poder atender à comunidade nesta oportunidade”, disse.
Corrêa explicou que o grande objetivo da maçonaria é tornar a humanidade mais feliz, inclusive esse é um dos lemas do grupo. Para ele, uma ação voltada para a comunidade carente, com distribuição de roupas, alimentos e muita prestação de serviço, cumpre um dos fundamentos do que é ser um verdadeiro maçom.
“A gente trabalha em prol disso, promover eventos para fazer fraternidade. O maçom é um homem que entra na maçonaria com o coração sensível, de bem e para se lapidar. A gente fala que é o melhoramento individual de cada um. Somos 11 lojas em Feira de Santana, onde todas elas têm o mesmo objetivo: tornar a humanidade mais feliz”, disse Corrêa.
A força da união
O Venerável Mestre explicou que a Loja Maçônica 16 de Junho vem desenvolvendo ao longo de todo o ano ações com o mesmo caráter de prestação de serviço e que o sucesso delas, assim como o da realizada neste sábado, é fruto do trabalho colaborativo.
A iniciativa contou com o apoio da Unex, Farmácia Caruá, Exército (35º BI), Corpo de Bombeiros, Clínica Clion, Polícia Militar, Esquadrão da Polícia Montada e da Secretaria de Saúde de Feira de Santana.
“No corrente ano fizemos três, duas aqui em Feira de Santana — uma no bairro Feira VII, outra aqui na loja — e outra fizemos em Bonfim de Feira. Esse evento é extremamente importante porque a gente realmente traz a possibilidade de a sociedade local, principalmente nas adjacências, aqui no bairro da loja maçônica, usufruir de serviços gratuitos e de qualidade”, disse o tenente-coronel do Exército, Guedes.
Parceria saudável
O médico Rodrigo Matos, secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, esteve presente no evento. Em entrevista ao Acorda Cidade, o chefe da pasta da saúde teceu elogios à iniciativa.
“A comunidade se uniu, o poder público se fez presente para que a gente possa garantir assistência à população. Estão de parabéns a maçonaria e o 35º BI. A pasta da saúde entrou aqui com vacinação, com assistência, teste de glicemia, ajudando a sociedade civil que se organizou para desempenhar esse belo trabalho e essa bela apresentação. Está muito lindo, muitas pessoas sendo atendidas, pessoas felizes, um ambiente extremamente organizado. Então, estou satisfeito de estar aqui presenciando”, disse.
Balanço da Vacinação
O secretário aproveitou a oportunidade para fazer um balanço inicial sobre a vacinação contra a gripe em Feira de Santana. De acordo com Matos, o município recebeu aproximadamente 19 mil doses inicialmente e começou com uma semana de antecedência o processo de imunização da população.
“Nós vacinamos 12.733 pessoas, ou seja, quase todo o primeiro lote. Mas, graças a Deus, nesta semana também recebemos mais 55 mil doses, o que fortalece o nosso estoque e mostra que a gente não vai parar, porque temos um quantitativo de vacina suficiente. São esperadas mais de 320 mil doses, e nós estamos acelerando, porque na saúde cada segundo importa”, concluiu o secretário.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram