Gabriel Gonçalves
Oficialmente, o Trezenário de Santo Antônio só tem início na próxima segunda-feira, dia 31 de maio. Mas para celebrar os 60 anos da Festa e abrir a programação dos festejos do padroeiro, conhecido também como Santo Casamenteiro, nesta quinta-feira (27), será realizada a Live da Esperança.
Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, o Frei e Pároco da Igreja Santo Antônio, Mário Sérgio, afirmou que esta Live é como presente para os romeiros, que não poderão comparecer pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia.
"Essa Live seria o Show que sempre fazemos para os romeiros que nos visitam aqui em nossa paróquia. Então queremos presenteá-los, porque são 60 anos da nossa festa e que, inclusive, já estaria vacinada nessa altura do campeonato. Então queremos presentar junto aos romeiros, que são tantos e, na maioria, idosos. Será um momento de música, oração, espiritualidade, comemorando os 60 anos da primeira festa de Santo Antônio", explicou.
A Live será realizada através do Canal no YouTube da Paróquia Santo Antônio e transmitida pela Princesa FM 96.9, a partir das 20h.
"Essa Live, que acontece na próxima quinta, será a partir das 20h com transmissão pelo Canal da Paróquia, a Web TV Capuchinhos, que já está chegando, graças a Deus, a 12 mil inscritos e estaremos também simultaneamente transmitindo ao vivo pela Princesa FM. Será aqui em nosso Centro Cultural, será um momento muito importante para a família e a gente espera que todos possam participar, rezar um pouco. A gente sabe que é o horário de noticiário nacional, mas a gente para um pouco, já pega todas as informações com Dilton Coutinho logo pela manhã e, à noite, que nós possamos rezar, cantar e celebrar Santo Antônio, que tanto faz em sua intenção por cada um de nós", destacou.
Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade
A partir da próxima segunda-feira (31), o Trezenário de Santo Antônio terá início às 19h com transmissão pela Rádio Sociedade News 102.1 FM.
"A festa vai começar na próxima segunda-feira, sempre às 19h, com transmissão aqui pela Rádio Sociedade News. Estaremos usando o horário da Voz do Brasil, porque senão o Toque de Recolher não iria nos permitir celebrar em outro horário. Às 18h, também pela Rádio Sociedade, tem a Missa. Quem é romeiro, para quem está na zona rual, quem está no trânsito poderá participar da missa e, terminando a Santa Missa, às 19h, temos o nosso tradicional Ofício cantado e depois a pregação do Trezenário de Santo Antônio. É bom lembrar que está permitido a presença de até 150 fiéis, atendendo ao protocolo e às pessoas que desejam participar de forma presencial. Poderá agendar pelo Sympla ou pelo WhatsApp da nossa paróquia, (75) 3625-1910", afirmou.
No domingo dia 13 de junho, o dia em que se celebra o dia Santo Antônio, uma procissão motorizada será realizada pelas principais avenidas de Feira de Santana.
"Nossa procissão está mantida. Ontem mesmo estava conversando com o responsável por essa área da prefeitura e acertamos todos os detalhes. Pela primeira vez, desde que estou aqui, nossa Festa de Santo Antônio será realizada em um domingo. Seria o dia da festa dos romeiros, mas permanece nossa procissão. Como a maioria dos romeiros, em sua faixa etária de idade, é de idosos, preferimos investir em nossas redes sociais, pela internet, para que eles também pudessem participar. A Rádio nasceu em função da Festa de Santo Antônio e não se furtou com o compromisso de levar a informação, notícia e religiosidade aos mais distantes da nossa Feira de Santana e região", afirmou.
De acordo com o Frei Mário Sérgio, durante este período pandêmico, a assistência espiritual precisou ser triplicada. Para o sacerdote, a pandemia afetou a fragilidade humana, que em determinados momentos, não era necessário o uso de remédios, mas sim, uma palavra de Fé e uma palavra de esperança.
"Eu tenho conversado bastante aqui com os outros confrades, Frei Monteiro, Frei Jorge Rocha, Frei Cristóvão e demais sacerdotes, sobre os trabalhos da assistência espiritual, que triplicou nesse tempo de pandemia. Não tivemos um minuto de descanso. As pessoas estão feridas, estão machucadas, inclusive sem horário para consultar o Frei. Às vezes, eu recebia a mensagem: 'Frei o senhor está aí, pode falar comigo?', isso era duas, três, quatro da manhã. A fragilidade humana se evidenciou de tal forma nessa pandemia que as pessoas precisaram de um grande suporte espiritual e, na medida do possível, vamos tentando contemplar essas necessidades, porque as pessoas entendem que sem Deus não dá para viver. Existe um vazio e tem momentos que não será o médico, não será aquele remédio controlado, o que pode tranquilizar aquela pessoa, será uma palavra de Fé, uma palavra de esperança e pensando nisso, foi que eu coloquei como tema da Festa de Santo Antônio a palavra esperança", concluiu.