Feira de Santana

Leitura na Praça: projeto incentiva leitura para pessoas em situação de rua em Feira de Santana

A ação está ligada a um projeto de extensão desenvolvido dentro da Universidade estadual de Feira de Santana (Uefs).

Praça da Matriz
Foto: Google Maps

Há cerca de um mês uma ação que tem o objetivo de incentivar e promover a leitura está sendo realizada na Praça da Matriz, em Feira de Santana. A ação está ligada a um projeto de extensão desenvolvido dentro da Universidade estadual de Feira de Santana (Uefs), chamado de Saberes da Rua e é desenvolvido em conjunto com um movimento nacional de população de rua.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
malena - professora aposentada
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A professora aposentada do departamento de educação da Uefs, Maria Helena, mais conhecida como Malena, explicou ao Acorda Cidade que às quartas-feiras vários livros são espalhados na praça da Matriz e todas as pessoas que circulam pelo local, especialmente pessoas em situação de rua, podem pegar e levar.

“Fazemos essa ação que corresponde ao que a gente chama de Leitura na Praça. Essa é a quarta vez que a ação é realizada e já distribuímos mais ou menos 100 livros de literatura. Esses livros expostos na praça, proporcionam que as pessoas olhem, escolham, leiam e levem os livros. Eles ficam expostos das 11h às 12h, por ser um horário que as pessoas estão circulando por aqui”.

Segundo a professora, diversos títulos da literatura infantil e adulta são expostos na praça. Entre os autores de livros que já foram distribuídos estão Machado de Assis e José de Alencar. Ela conta que os livros chegam através de doações.

“A gente tem feito algumas campanhas para livro de literatura e já recebemos algumas doações. As pessoas podem falar onde pegar o livro que a gente vai e pega e também recebemos os livros no Núcleo de Leitura da Uefs, localizado no módulo 2”, informou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade  

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram