A segunda edição do Laboratório de Desenvolvimento de Audiência, uma parceria entre a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Google News Initiative (GNI), ajudou a aumentar em média 25% a audiência dos participantes.
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Em números absolutos, foram agregados quase 6 milhões de novos usuários e seguidores. Outras métricas foram ainda mais impressionantes, como o aumento de 80% no tempo de permanência para os times que focaram suas estratégias nesse objetivo.
O encerramento da edição ocorreu na terça-feira (20), com a participação de 13 organizações de notícias, incluindo o portal Acorda Cidade, que se destacou por utilizar o canal do WhatsApp para engajar seu público. Durante três meses, essas organizações trabalharam para aumentar seus públicos e o engajamento deles.
Na sessão final, os veículos apresentaram os resultados e os aprendizados adquiridos ao longo do período. O Laboratório foi desenvolvido pela Blue Engine Collaborative, responsável pelo currículo, encontros ao vivo e sessões de coaching, e contou com a mentoria de Maria Luiza Borges, Mariana Musa e Leo Stamillo.
A maioria dos participantes focou em desenvolver estratégias para aumentar o número de usuários com origem orgânica (search) e recirculação. Com os conhecimentos adquiridos no Lab, eles aprimoraram práticas de SEO, testaram mudanças nos widgets de recirculação, criaram dashboards mais eficientes para o acompanhamento de dados, usaram inteligência artificial para melhorar a performance e passaram a trabalhar de maneira muito mais integrada.
Aqueles que optaram por desenvolver audiência por canais como WhatsApp ou redes sociais, como foi o caso do Acorda Cidade, trabalharam na otimização de conteúdo, aplicaram técnicas de marketing e criaram manuais para suas redações.
“Nosso objetivo na Google News Initiative é ajudar o ecossistema de notícias a construir um futuro resiliente, e programas como este lab são um ótimo exemplo do quanto a colaboração que construímos com esta indústria, representada por associações como a ANJ, pode dar frutos significativos. É muito gratificante ver o que os publishers que se dedicaram às atividades do lab conseguiram em termos de resultados para os seus negócios, em tão pouco tempo”, afirmou Natália Mazotte, gerente de parcerias com a indústria de notícias no Google.
“Esta edição do laboratório evidenciou mais uma vez que informação, técnica e tecnologia, quando bem conjugados, podem realmente mudar o patamar de engajamento e o alcance digital. A colaboração com a Google News Initiative e a Blue Engine trouxe importantes ganhos para os jornais participantes e seguramente ainda renderá muitos frutos futuros”, disse Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ.
Para Sabrina Passos, diretora de gerenciamento de programas da Blue Engine, mais importante que as metas superadas e os grandes resultados, é o legado deixado aos participantes. “A nossa atenção foi focada nas necessidades de cada organização e ajudou com que elas criassem novos processos, novos modos de fazer, tivessem um novo olhar sobre a audiência. Essa mudança é capaz de estimular a sustentabilidade dos negócios e levar os times a resultados ainda mais expressivos”.
Os participantes desta edição incluíram Acorda Cidade, BNews, Diarinho, Folha Vitória, Gazeta do Povo, Grupo Sinos, Jornal do Commercio, NDMais, O Tempo, Portal Arauto, Tribuna do Norte Online, Tribuna do Sertão e Tribuna Online.