Danillo Freitas
Um grupo de pessoas ligadas a entidades LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) foram à Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (14), em repúdio ao projeto da casa da cidadania que aprovou moção de censura contra a TV Globo, por conta do beijo gay na novela Babilônia protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg.
O vereador responsável pelo projeto foi o vereador Marcos Lima (PRP). Ele declarou que a novela tem "clara intenção de afrontar os cristãos em suas convicções e princípios" e que esta "outra forma de amar" apresentada contraria “nossos costumes, usos e tradições".
Tiago Oliveira, presidente do Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual de Feira de Santana (Glich), afirmou que é um retrocesso a moção. “Esse ato dele é homofóbico, uma pessoa pública que deveria se preocupar com tantos problemas existentes em nossa cidade e o vereador decide se preocupar com um beijo gay de uma novela”, disse Tiago.
Danilo de Jesus, estudante de psicologia, beijou na galeria da Câmara o namorado dele o também estudante Mauricio Martins. “Namorados há nove meses e estamos aqui contra o preconceito dos vereadores e reivindicamos um pedido de desculpas”, contou Danilo.
Responsável pelo projeto, Marcos Lima considera natural à manifestação, porém diz que é uma falta de respeito os beijos na casa da cidadania.“ Isso é uma afronta a sociedade”, Lima ainda disse que não irá pedir desculpas. “De maneira nenhuma irei voltar atrás, estamos cumprindo a lei, tenho o direito de manifestar”, concluiu Marcos.
Fotos: Danillo Freitas/Acorda Cidade