Feira de Santana

Jovens de Feira de Santana recebem capacitação para o mercado de trabalho

Ação conta com o apoio do Instituto MRV

Acorda Cidade

Entre os dias 22 e 30 de setembro, a Junior Achievement (JA) Bahia, em parceria com o Instituto MRV, realiza o Programa Conectado com o Amanhã para os estudantes de ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Georgina Erismann, em Feira de Santana.

A instituição é uma das atendidas pelo projeto “Empreendedorismo – do econômico ao social”, vencedor da 7ª edição do programa Educar para Transformar, chamada pública do Instituto MRV. O projeto, tem como objetivo a implementação do programa Miniempresa e Liderança Comunitária em parceria com três escolas. A ação iria começar este ano, mas em virtude da pandemia teve seu início adiado. Em seu lugar, estão sendo implantados atividades de forma virtual com os alunos até o momento em que as aulas retornem, entre eles, o Programa Conectado com o Amanhã.

A iniciativa contará com quatro encontros virtuais ao longo de duas semanas e acesso à plataforma online com conteúdos e atividades, possibilitando aos alunos um momento de reflexão e preparação para o seu futuro. Ao início, os participantes passam por uma série de conhecimentos gerais sobre o mercado de trabalho, em seguida são apresentados às competências exigidas, como feedback, autoavaliação, liderança, ética profissional e gestão de carreira. 

“Estamos vivendo uma época de profundas transformações em todos os sentidos e continuar aprendendo é essencial para todos nós, mas especialmente para o jovem, para que consiga enfrentar esse desafio e sair mais forte, seguro e preparado. Esse é nosso objetivo: promover o ensino e a difusão de conhecimento”, comenta Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV. 

O programa Conectado com o Amanhã teve início na Escola Edgar Santos, em Salvador, entre os dias 10 e 18 de setembro. Ao total, foram oito horas de conteúdo, divididas entre duas semanas para cerca de 50 alunos e seis voluntários envolvidos. As aulas são ministradas por mentores, sendo que cada mentor fica responsável por orientar pequenos grupos de jovens. Na edição que será realizada para a Escola Georgina Erismann serão quatro voluntários e um total de 30 alunos. 

“Minha experiência com o projeto tem sido uma grande alegria! No início, fiquei insegura por não saber se conseguiria ajudar. Mas agora, além de ter o sentimento de que estou contribuindo com o desenvolvimento dos alunos, também aprendi demais com eles. Cada interação nas aulas e no processo de mentoria é um novo aprendizado. Tenho certeza que todos foram impactados e que vão sair um pouco diferentes de quando entraram. Sou muito grata por essa oportunidade.”, comenta Daiane Dulce, uma das voluntárias da Junior Achievement. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários