Feira de Santana

Jovem feirense realiza campanha para custear viagem para Campeonato Mundial de Karatê no Japão

A garota contou que ao saber da convocação pelo seu professor, "parecia que seu coração iria sair pela boca de tanta emoção". 

Sofia rosa atleta karateca feirense1 paulo josé acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Uma jovem atleta feirense, de apenas 10 anos, conquistou uma vaga no Campeonato Mundial de Karatê, que ocorrerá no Japão. Após passar pelos campeonatos baiano e brasileiro, Sofia Rosa pretende viajar para concorrer ao mundial. Para isso, ela e a família estão realizando uma campanha para arrecadar fundos e patrocínios para auxiliar nos gastos com a viagem.  

Ao Acorda Cidade, Sofia revelou que gosta muito de lutar e que nem o nervosismo, nem os desafios vão impedir a sua jornada.  

“O que eu mais gosto é da luta. Apesar que eu fico muito nervosa, mas eu gosto mesmo é da luta. Nesse último campeonato que descobri que era a filha de um professor (adversária), eu fiquei muito nervosa. Mas, é isso, eu tô aqui para ter desafios, para ser desafiada”, declarou. 

A primeira medalha de Sofia foi na Copa Azteca, em um torneio de Feira de Santana, que ela conquistou o ouro. Ela contou como foi essa primeira experiência que a levaria tão longe.  

Sofia rosa atleta karateca feirense1 paulo josé acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Foi muito legal, gostei muito. O que eu mais gostei foi o campeonato de Goiânia, porque eu gostei muito da participação, minha primeira luta. E foi com minhas amigas também, fiz trio, individual. Fiquei muito feliz por conquistar uma medalha lá e poder participar do campeonato no Japão.”, lembrou. 

A garota conta que ao saber da convocação pelo seu professor, parecia que seu coração iria sair pela boca de tanta emoção. 

“Fiquei muito feliz, alegria enorme desde o coração, meu coração parecia que ia sair da boca. Gritei, vou para o Japão! Fiquei muito feliz, alegre, gritei, dei o maior gritão, vou para o Japão! Mas agora o bolso vai falar, se vai, não vai”, afirmou.

O professor Adriano Araújo falou sobre a dedicação e a trajetória de Sofia desde que ela começou a treinar aos nove anos.

“Sofia é uma garota que surpreendeu pela sua rápida ascensão e uma das características principais dela é a coragem, a vontade e isso faz toda a diferença. Ela começou no Cuca, a mãe queria ballet, mas ela queria Karatê e logo nas primeiras aulas, ela mostrou uma facilidade de aprender e foi se dedicando cada vez mais até fazer as conquistas que ela já tem hoje, embora seja muito nova. Campeã Brasileira de Kumite e Campeã baiana.”, declarou. 

Para o professor, a menina é uma grande promessa do karatê baiano. Orgulhoso, ele fala sobre a convocação de Sofia para o Mundial no Japão. 

“É uma satisfação grande, graças a Deus, temos vários atletas convocados, a gente fica agora na torcida para que essa convocação não pare apenas aí, e que haja a participação e a possibilidade de Sofia e demais atletas representarem a Bahia, Feira de Santana e o Brasil, num mundial que vai ser muito especial, depois de 2019, o primeiro mundial da JKS que vai ser no Japão, em Tóquio”, informou o professor ao Acorda Cidade.

Adriano ainda relembra que a atleta começou sua trajetória ainda nos campeonatos municipais em Feira de Santana, Copa Asteka, Copa da Amizade e depois seguiu para os níveis estaduais até se destacar no Campeonato Brasileiro em Goiânia. Ele falou sobre a importância dessas conquistas para o coletivo. 

“ É a prova de que o trabalho continua sendo feito de forma correta e que os alunos, principalmente os menores, a gente precisa da integração e interação com a família, que vem depositando as esperanças, vem confiando no nosso trabalho e este vai rendendo frutos com essa união entre karatê e família”, disse disse.  

Sofia rosa atleta karateca feirense1 paulo josé acorda cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para Romana Gonçalves, mãe de Sofia, as primeiras lutas da filha deixaram ela ainda mais motivada a praticar o esporte. Ela contou sobre os ganhos do karatê na vida da filha. 

“Vieram as primeiras disputas, ela ganhou a primeira medalha. Foi o que incentivou mais ela a correr atrás do objetivo, o Karatê. É uma maneira dela aprender a se defender. E com o Karatê, veio a disciplina, veio a forma de ver a vida de maneira diferente. Disciplina, alimentação, comportamento, tudo mudou”, contou.

A família também está participando da campanha de arrecadação de fundos para o Campeonato Mundial no Japão. Sem ajuda governamental, somente as passagens chegam a custar R$ 14 mil.

“Só de passagem seria em torno de R$ 14 mil, fora a alimentação, a hospedagem, a inscrição que também gera ônibus. Nem todo mundo quer ajudar e fica complicado para a gente. Estamos fazendo campanha na internet, via rádio, todos os meios de comunicação para ver se a gente consegue chegar lá”, explicou Romana ao Acorda Cidade. 

Além dos gastos com a viagem, ainda é preciso adquirir equipamentos de segurança, kimono, luvas, portando Romana ressalta que o investimento é muito alto. Para a família, ver Sofia com apenas 10 anos se dedicando e sendo convocada para o mundial é motivo de muita alegria e orgulho. Agora, todos esperam que com a solidariedade das pessoas, a menina consiga chegar lá. 

Quem desejar contribuir pode doar qualquer valor pelo Pix 75-9272-4461. 

Sofia rosa atleta karateca feirense1
Rumo ao Japão Foto: Divulgação

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jorge Santos

Melhor decisão fos pais, nos dias atuais, é essa aí: nada de balé, iniciar as meninas nas artes marciais. Nenhum vagabundo vai espancar essa garota no futuro.

José Audecy de Magalhães

Cadê o dinheiro da cultura., e pra ajudar esses atletas., jovens com futuro promissor., mais o dinheiro é para gasta com merda, desfiles etc. Cadê a lei