Feira de Santana

Jovem com ceratocone nos dois olhos precisa de cirurgia para não perder a visão

Davi Venas precisa colocar anéis intracorneais por meio de uma cirurgia para barrar a progressão da doença.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O jovem de apenas 15 anos, Davi Venas Cruz, morador do distrito de Humildes, em Feira de Santana, enfrenta há dois anos uma batalha para enxergar.

Davi possui ceratocone, uma doença na qual a córnea se projeta para a frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode ocasionar o comprometimento da visão.

“Davi começou com esse problema a mais ou menos um ano. Eu nunca tinha levado ele em um oftalmologista, aí com o tempo ele começou a sentir dificuldade para enxergar, com uns 14 anos, vendo essa dificuldade levei ao médico e ele percebeu que Davi estava com essa doença e o médico orientou que o levasse em um especialista que detectou que ele está com ceratocone nos dois olhos. Ele precisa colocar uns anéis com urgência para endurecer a córnea e a doença parar, caso não coloque esses anéis, a doença pode progredir e ele perder totalmente a visão,” lamentou a mãe de Davi, Cleuza Ferreira Venas.

Foto: Arquivo Pessoal

A mãe que é diarista, encontra-se desempregada e luta para conseguir a cirurgia do filho, a fim de ajudá-lo a recuperar a visão.

“Sou mãe de 5 filhos, não tenho condições de fazer essa cirurgia paga. Por isso, o meu motivo de estar pedindo uma ajuda. O valor da cirurgia é de R$ 5 mil cada olho. Eu procurei o especialista, ele disse que realmente será preciso fazer essa cirurgia e que eu não demorasse muito. Mas por questão financeira eu procurei os órgãos públicos fui ao Hospital dos Olhos (Hcoe), fiquei lá 6 meses fazendo tratamento com ele, fiz o exame Pentacam novamente, e levei agora no mês de setembro. Eles me disseram que essa cirurgia não faz pelo SUS. Fui em outras clínicas, mas a cirurgia é paga e não tenho condições,” relatou.

Cleuza lamentou não ter tido condições financeiras para investigar o quadro do seu filho antes e revelou ao Acorda Cidade que Davi deveria estar na fila de transplante.

“Lá no Hcoe eles me falaram que Davi realmente precisa fazer essa cirurgia e me deu um relatório. O médico que atendeu ele falou que Davi já era para estar na fila de transplante, mas como já descobri a doença tarde, eu não tive como descobri antes,” informou.

Para ajudar o jovem Davi Venas Cruz, as pessoas podem entrar em contato através do 75 98143-9005 ou acessar a página da campanha que está sendo feita.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários