Acorda Cidade
Os 89 pontos do Feira Digital, programa de internet pública e gratuita, com rede de fibra ótica ou a rádio, cobrem aproximadamente 90% do território de Feira de Santana. Destes, 20 estão instalados em distritos e povoados. Cerca de 30 mil acessos são registrados diariamente e aproximadamente mil novos usuários são cadastrados todos os dias.
A infovia do Feira Digital tem cerca de 30 quilômetros de extensão. E há a previsão de extensão para levar o serviço específico a algumas secretaria, como a de Desenvolvimento Social e a de Meio Ambiente, hoje atendidas via rádio, mais a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que tem equipamento próprio.
O acesso à rede é oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Cultural Egberto Costa em dois segmentos: os órgãos municipais, que os interligam – nas escolas, unidades de saúde, secretarias municipais, e a internet pública, cuja antenas são fixadas nas praças e parques e permitem o acesso wi-fi, mediante cadastramento.
É pelo Feira Digital que órgãos como o TRE, 1º Batalhão de Polícia Militar e a CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste) acessam à internet. Mais de 500 locais tem a navegação facilitada pelo Feira Digital – aproximadamente 300 pontos estão localizados em escolas. A iniciativa visa universalizar o acesso à rede.
Os residenciais Videiras, Mangabeira, Figueira, na zona oeste, mais o Ponto Verde, localizado na zona sul, são atendidos pelo programa. O diretor de Projetos e Sistemas, Ícaro Grimaldi, disse que existem pontos onde o sinal ainda não chegou, como no extremo norte do município do distrito de Jaguara.
“Serras impedem a conexão, mas estamos buscando soluções técnicas para que o sinal da internet chegue lá”, afirmou o diretor. Como exemplo de expansão do programa, cita o povoado da Caboronga, no distrito de Bonfim de Feira. “As antenas dos pontos lá existentes são direcionadas para a serra de São José”. Na serra, localizada em Maria Quitéria, foi instalada uma antena.
As distâncias atingidas pelos pontos de acesso dependem da qualidade dos aparelhos usados. Os móveis, cerca de 20 metros. Quanto melhor, maior a distância. “Antenas domiciliares podem chegar a três quilômetros de distância”. O tempo médio de conexão é de meia hora. “Após este tempo é necessária nova confirmação”. A medida impede que uma pessoa deixe o computador ou telefone logado por tempo indeterminado.