O secretário municipal de Habitação de Feira de Santana, Valdivan Nascimento, informou à reportagem do Acorda Cidade, que as inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida, devem acontecer no mês de março.
O titular da pasta participou da entrega das 60 escrituras para os moradores do Núcleo Conder, localizado no bairro Mangabeira, na manhã deste sábado (15).
Segundo o secretário, será necessário fazer novas inscrições, pois os dados estão defasados desde o ano de 2009.
“Nós vamos ter que fazer novas inscrições de maneira geral. Os inscritos hoje no Programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana, são desde o ano de 2009, então já se vão 16 anos. Os cadastros estão super desatualizados, imagine uma mulher, que se inscreveu no ano de 2009, que tinha filhos pequenos, estava dentro dos critérios para ser contemplada pelo programa, mas hoje essa mulher já tem filhos maiores? A quantidade de pessoas em busca de uma propriedade, de uma casa, de um apartamento, é bem maior do que a oferta que é feita. Para que as pessoas tenham uma ideia, de 2009 para cá, foram mais de 90 mil inscritos, então a quantidade de pessoas contempladas é sempre mínima, muito pequena diante da grande quantidade de pessoas que necessitam”, explicou.
De acordo com o secretário, a prefeitura irá realizar uma divulgação de maneira pública, de modo que todos os interessados possam realizar as inscrições.
“No mês de março, nós vamos abrir estas inscrições, nós vamos fazer uma divulgação de maneira pública e ampla, para que toda população esteja sabendo e que todos os interessados possam realizar suas inscrições. Todas as pessoas terão que fazer cadastro, pois como informei, o cadastro está desatualizado, já se vão 16 anos, pessoas que faleceram, pessoas que mudaram de cidade, pessoas que saíram do perfil daqueles que podem ser contemplados, e por conta disso tudo, nós precisamos atualizar este cadastro”, declarou.
Como sugestão, o secretário orientou que os interessados já possam atualizar os documentos para facilitar no momento da inscrição.
“Por enquanto, preparem os documentos. É importante atualizar o CadÚnico, ter o número do PIS atualizado, o documento de identidade, quem tem aí uma identidade muito antiga precisa atualizar, documentação dos filhos, quem tem filho, carteira de vacinação, pessoas com deficiência ter o laudo, tudo certinho porque quando começar as inscrições, já vai estar com tudo na mão”.
Imóveis vazios
Ao Acorda Cidade, o secretário também enfatizou sobre as unidades que fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, mas que estão desocupadas.
“Este é um grave problema que nós estamos enfrentando em nossa sociedade, muitos imóveis abandonados, não só na nossa cidade, mas no Brasil afora. Aqui em Feira de Santana muitas casas foram abandonadas e outras, infelizmente, os moradores foram postos para fora por conta da criminalidade. Tivemos uma reunião com a Caixa Econômica Federal para tratar sobre este assunto, até porque é um assunto complexo, algumas pessoas que abandonaram suas casas, já têm a posse das casas, algumas já completaram o pagamento do financiamento, receberam a anistia, então a Caixa Econômica não tem mais como retomar estas casas, e a secretaria de Habitação de Feira de Santana não tem mais esse direito de intervir sobre estes proprietários, já é uma prerrogativa da Caixa Econômica Federal”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
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