Atualizada às 16h04 para acréscimo de informações
Cerca de 40 barraqueiros que irão atuar na Micareta de Feira de Santana se manifestaram na manhã desta sexta-feira (17), na Avenida Presidente Dutra, contra a determinação da prefeitura de que este ano irão trabalhar nas ruas transversais do circuito Maneca Ferreira. Os manifestantes ocuparam uma das faixas da via, e o trânsito ficou lento no local.
Na opinião da barraqueira Marília Nascimento, que vende a bebida conhecida como ‘capeta’, há mais de 20 anos na micareta, os barraqueiros não terão visibilidade nas transversais.
“Trabalho há mais de 20 anos com capeta na Micareta, e a gente sempre trabalhou no circuito do evento. A gente não aceita trabalhar nas transversais, não vamos ter visibilidade do evento, precisamos fazer parte da festa.”
Ela informou que as manifestações não irão parar, até o secretário Jairo Filho dar uma posição favorável aos vendedores.
“Ele informou que o prefeito não se encontra na cidade e que é para esperar ele chegar para se reunir. E queremos agradecer à Câmara Municipal que nos abraçou unanimemente e a gente precisa de pessoas para comprar nossa briga. Nós não vamos desistir hora nenhuma, até o dia da Micareta vamos fazer essa manifestação se não mudar o cenário. Se a gente não tiver uma posição favorável”, disse.
Outra barraqueira, Ana Angélica declarou que os vendedores passaram três anos se preparando para o retorno da Micareta e não aceitam ficar de fora do circuito.
Queremos trabalhar no circuito da festa. Passamos três anos esperando essa Micareta, fizemos dívidas, tudo esperando essa festa, e como é que vão botar a gente nas transversais, que só dá gente usando droga, fazendo ponto de urinar nas nossas barracas e não vamos poder reclamar. Se for para nos colocarem nas transversais vão ter que tirar os kits de cerveja e o barracão universitário da avenida. O barracão é melhor que a gente em que? Se é para tirar um, tem que tirar os outros. Se for botar kit de cerveja e barracão no circuito, nós também vamos ter que entrar.”
Ontem (16), um grupo de barraqueiros também se manifestou na Câmara de Vereadores. Eles pediram apoio aos parlamentares e participaram de uma reunião com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Filho, mas ainda não obtiveram uma resposta positiva sobre a situação.
Segundo a prefeitura em nota publicada na tarde desta sexta-feira (17), a medida foi tomada em conjunto com outras autoridades, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Coelba, para tornar o circuito mais seguro para os foliões e para os comerciantes. Veja a nota na íntegra:
“A Micareta de Feira de Santana terá uma mudança significativa em seu circuito oficial, a avenida Presidente Dutra. As barracas de bebidas e comidas, que anteriormente ficavam na avenida, serão realocadas para as transversais, em áreas consideradas mais seguras para os foliões e comerciantes.
A decisão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer foi tomada em conjunto com outras autoridades, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Coelba, visando proporcionar mais segurança para os foliões e evitar situações de risco durante o evento.
O secretário Jairo Carneiro Filho informa que serão disponibilizados kits com isopor, para que os comerciantes possam vender refrigerantes, água e cerveja aos foliões que estiverem na avenida. A Micareta de Feira de Santana acontecerá de 20 a 23 de abril.”
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Leia também: Barraqueiros protestam contra mudança de local de trabalho na Micareta de Feira
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram