Andrea Trindade
Com exceção de domingo (19), quando o índice de isolamento social atingiu 52,4%, os demais dias de toque de recolher em Feira de Santana foram abaixo de 47%, quando o ideal é partir de 70%. Com o comércio aberto ou fechado e com ou sem restrição de circulação à noite, o município não atinge índices maiores que 52,4% desde que o monitoramento passou a ser feito. A movimentação de pessoas durante o dia é muito grande.
O serviço que mede o índice de isolamento social é executado a partir de dados fornecidos pelas operadoras de telefonia celular Claro, TIM, Oi e Vivo, e verifica a movimentação das pessoas e aglomerações através dos seus smartphones.
Para o prefeito Colbert Martins, a influência do toque de recolher no município é relativo porque o risco maior de contaminação acontece durante o dia, quando a circulação de pessoas é maior.
“Temos que avaliar que a maior parte das transmissões não se dão a noite. Elas ocorrem durante o maior período de exposição das pessoas que é durante o dia. Então é relativo no meu entendimento, a influência no Toque de Recolher diretamente com relação a transmissibilidade. A noite a transmissão é menor, mas do ponto de vista pedagógico, acho que funcionou”, declarou o prefeito em entrevista coletiva online, na segunda-feira (20).
Na coletiva ele informou que caso seja necessário poderá adotar a medida novamente.
“Existe a perspectiva de ter outro toque de recolher, espero avaliar durante essa semana, as consequências da decisão que tomamos. É preciso que a gente avalie caso passo que a gente dá. Se for necessário sim, até por um período mais específico. Espero não ser necessário, mas se for, estamos abertos a todas as possibilidades que evitem aglomeração e transmissão da doença”.
O prefeito avaliou que a restrição de circulação foi cumprida pela população e que a Polícia Militar teve papel importante neste sentido.
“A minha avaliação foi que as pessoas obedeceram realmente, nos finais de tarde estavam poucas pessoas se movimentando. As pessoas entenderam a forma exata, acho que a participação da polícia foi fundamental, as barreiras da polícia foram muito necessárias. Em alguns lugares menos próximos do centro houve algumas movimentações, mas a partir da 18h as pessoas se recolheram mais cedo”, disse.
O toque de tecolher em Feira de Santana ocorreu de 16 a 19 de julho, em cumprimento a um decreto estadual.
Índices de isolamento social durante o Toque de Recolher
– 45,9% – referente à quarta-feira, dia 15, primeiro dia de Toque de Recolher
– 46,2% – referente à quinta-feira, dia 16, segundo dia de Toque de Recolher
– 45,7% – referente à sexta-feira, dia 17, terceiro dia de Toque de Recolher
– 45,6% – referente a sábado, dia 18, quarto dia
– 52,4% – referente a domingo, dia 19 quinto e último dia.
Leia também:
Colbert diz não entender o grande movimento no Centro mesmo com comércio fechado
Operações do Toque de Recolher em Feira de Santana ocorreram dentro do esperado, avalia PM
Para cumprir Toque de Recolher passageiros enfrentam aglomeração no terminal central e nos ônibus
Coronel avalia primeiro dia do Toque de Recolher: 'Ninguém precisou ser conduzido para a delegacia'
Toque de Recolher: vereador Edvaldo Lima protocola ação judicial contra o governador Rui Costa