Acorda Cidade
O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Feira de Santana foi convocado para colaborar com a retirada de óleo das praias da Bahia. O coordenador regional do Inema Messias Gonzaga informou que técnicos estão sendo coordenados por equipes de Salvador.
“A responsabilidade por fiscalizar águas marinhas é do Ibama, de órgãos federais. No entanto, o governo do estado não está omisso, está na linha de frente para limpar as nossas praias e diminuir o impacto, então o Inema está participando e temos técnicos nossos em equipes atuando diretamente no litoral norte”, informou.
Segundo ele, o papel do Inema é o monitoramento e também a observação sobre a mortandade dos animais. Messias informa ainda que o órgão faz relatórios técnicos com o objetivo de minimizar os efeitos danosos que o óleo tem provocado, com muitas mortes de peixes, da fauna e da flora.
Bom Jesus, Cabuçu e Madre de Deus
O coordenador regional do Inema informou também que pelas informações que o órgão tem, como o óleo já adentrou na Bahia de todos os Santos, é possível que chegue às praias de Bom Jesus, Cabuçu e Madre de Deus.
“O Inema faz esse monitoramento, pois o óleo tem uma especificidade nunca vista. Ele vem submerso na água e só é visto praticamente quando está na praia”, disse Messias Gonzaga.
Mangues
A situação nos mangues também é preocupante. Segundo Messias, a informação é que o óleo já contaminou seis manguezais e a preocupação é grande, pois é grande a fauna e flora existente no local.
“O governador Rui Costa, participando de uma reunião, levantou a possibilidade de requerer ajuda imediata para que os nossos mangues sejam limpos com urgência”, informou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade