Foi realizada na quinta-feira (16), em Sevilha, na Espanha, a cerimônia de entrega do Grammy Latino 2023, um dos mais importantes prêmios musicais, que reconhece talentos de artistas da América Latina.
O prestigiado evento internacional contempla categorias específicas dedicadas a obras na língua portuguesa, e entre os indicados, estava a cantora baiana Rachel Reis, de Feira de Santana, que concorreu ao prêmio de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa no nosso idioma.
Quem levou o prêmio na categoria foi a banda carioca Planet Hemp, com o álbum Jardineiros, que também ganhou como a Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa.
Vale ressaltar que a jovem artista que vem ganhando notoriedade nacional, e tem mais de mais de 16 milhões de streams no Spotify com a canção Maresia, que faz parte da trilha sonora da novela “Fuzuê” da Rede Globo. Usando um modelo Rober Dognani feito especialmente para ela, a feirense agradeceu pela indicação e disse que foi uma honra ter participado do prêmio.
“Não levei o gramofone pra casa, mas foi uma honra ter participado dessa festa incrível com meu álbum de estreia. Quero mais! Parabéns a todos os artistas brasileiros que representaram e nos encheram de orgulho essa noite. Obrigada quem torceu por mim! Amo vocês”, publicou a artista em seu perfil em uma rede social.
Inclusive, foi Rachel quem anunciou uma das vencedoras brasileiras, Gabi Amarantos, que ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua, com Tecnoshow, que mistura ritmos brega e eletrônico. Esta foi a terceira indicação da cantora paraense, que em seu discurso de agradecimento, dedicou o prêmio à Amazônia e as mulheres negras da periferia.
“Eu sou uma artista da Amazônia, da Floresta Amazônica do Brasil. E faço música da periferia negra de Belém do Pará. Quero agradecer, sou uma artista independente. Estou há 20 anos trabalhando com esse estilo. Recebo com muita honra, alegria esse prêmio reconhecendo a música como música de raízes brasileira. Viva o tecnobrega!”, disse.
Veja abaixo a lista dos brasileiros vencedores do Grammy Latino 2023:
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
- Xênia França – Em nome da Estrela
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
- Planet Hemp – Jardineiros
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
- Planet Hemp e Criolo – Distopia
Melhor Álbum de Samba/Pagode
- Martinho da Vila – Negra Ópera
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
- João Donato – Serotonina
Melhor Álbum de Música Sertaneja
- Marília Mendonça – Decretos Reais
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
- Gaby Amarantos – Tecnoshow
Melhor Canção em Língua Portuguesa
- Tiago Iorc e Duda Rodrigues – Tudo O que A Fé pode Tocar
Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa
- Eli Soares – Nós
Leia também: Feirenses Rachel Reis e Russo Passapusso brilham no Prêmio Multishow 2023; 4 baianos trazem prêmios para o estado
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram