Um incêndio de grandes proporções, destruiu, no início da tarde deste domingo (17), o bar e restaurante Kabanas, que fica localizado na Avenida Fraga Maia, em Feira de Santana.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
De acordo com os moradores da região, o incêndio teve início por volta das 13h, em um terreno próximo da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e, diante dos fortes ventos, fagulhas foram levadas para o outro lado da pista, atingindo o restaurante, que possui grande parte da estrutura, com eucalipto e palhas de coqueiro.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o brigadista Joelson Pereira da Conceição, informou que estava realizando caminhada pela avenida, quando viu toda movimentação do incêndio.
“Eu estava caminhando aqui pela Fraga Maia e, pelas informações que as pessoas passaram, é que este incêndio começou por volta de 13h, do outro lado da pista, só que como o vento estava muito forte, as fagulhas foram levadas para a área do Kabanas, onde pegou fogo em tudo. No momento, as chamas estavam altíssimas, e pelo que ficamos sabendo, só tinha um rapaz lá dentro, o restaurante não estava funcionando na hora, mas esse funcionário logo saiu correndo, que nem deu tempo pegar os próprios documentos”, disse.
Regiane Souza é comerciante e tem uma loja na Avenida Fraga Maia. Ao Acorda Cidade ela contou que ficou assustada ao presenciar as chamas.
“Assim que cheguei, estava aquela labareda alta, outras regiões aqui de mata, também estavam pegando fogo e dizem que o incêndio começou por volta de 13h, mas a equipe do Corpo de Bombeiros só veio chegar 16h, quase 17h”.
De acordo com Regiane, próximo do Kabanas, existe uma área que está em construção, mas o local não foi atingido.
“Aqui vai ser um Bob’s, ainda vai inaugurar, mas o incêndio não chegou a atingir este espaço, por pouco, as chamas não atingiram também a galeria onde tenho uma loja”, disse.
Proprietário do bar e restaurante, Antônio Dyggs, informou à reportagem do Acorda Cidade, que a prática de incêndios no local é constante e, diversas vezes, já foi solicitada a presença do Corpo de Bombeiros para debelar as chamas no terreno.
“Acredito que essa galera coloca fogo para limpar o terreno, limpar a sujeira e por diversas vezes já chamamos o Corpo de Bombeiros para conter o fogo. Dessa vez o fogo estava tão alto, que ligamos mais uma vez para a equipe. Nesse momento, as chamas ainda não tinham atingido o Kabanas, mas o fogo foi aumentando, aquela fumaça muito alta e, possivelmente, as fagulhas foram levadas lá para a região do Kabanas, como é um empreendimento como se fosse uma cabana de praia, com palha de coqueiro, logo pegou incêndio em tudo”, lamentou.
Dyggs informou que o estabelecimento comercial não tem seguro e estava reformando para reabrir nos próximo dias.
“Estávamos criando um lounge ali na frente, fazer uma parte de restaurante também, pois funcionava como restaurante nos finais de semana, eventos e o objetivo seria de segunda a segunda. O prejuízo agora é gigante, mas a gente sabe que empresário aqui em Feira de Santana é resiliente, Deus nos dá a missão, a gente precisa cumprir e confiar. O importante é que ninguém se feriu, está tudo bem, apesar dos prejuízos materiais, mas agora a gente corre atrás. É um valor muito alto, não é a primeira vez que a gente precisa se reinventar, mas o empresário realmente passa por muitas dificuldades e esta foi mais uma que ninguém poderia prever que iria acontecer”, contou.
Ao Acorda Cidade, Dyggs informou que apenas o vigilante estava no local e, assim que percebeu as chamas, acionou o Corpo de Bombeiros.
“Só tinha o nosso vigilante aqui no momento, ele que foi um dos primeiros a ligar, porém demoraram para chegar aqui, tanto que as chamas chegaram bem próximas da Cerqueira. Eu ainda não sei de quem é este terreno, mas irei procurar saber, porque sempre fazem isso”.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Ronivon, no momento que a equipe já estava se deslocando para o incêndio, tiveram a informação que o bar Kabanas também tinha sido atingido.
“Nós recebemos a informação do incêndio em uma vegetação e, no momento do deslocamento, ou seja, a viatura já estava no caminho, tivemos a notícia que o fogo também tinha atingindo o Kabanas. O nosso tempo de resposta foi muito rápido e tudo indica que o incêndio no restaurante começou por este do outro lado da pista. Estivemos também em outro espaço que está em construção, algumas estacas foram atingidas, mas nada de grave e continuamos trabalhando para que todos estes locais, que tenham focos de incêndio, sejam exterminados”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram