Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de óleo queimado na tarde desta terça-feira (20), na Rua Paranapanema, no bairro Santa Mônica II, em Feira de Santana.
O depósito fica nos fundos da Concessionária Jacuípe Veículos, situada na Avenida Eduardo Fróes da Mota (Avenida Contorno).
Segundo informações coletadas no local, o incêndio começou por volta das 17h30, após uma mangueira de um botijão de gás de cozinha estourar e tocar em óleo quente. No local, além dos tambores de óleo, há outros materiais inflamáveis.
Duas unidades do Corpo de Bombeiros se deslocaram para o depósito e, além da água das viaturas, as equipes também utilizaram a água da oficina da concessionária, que possui um tanque com 20 mil litros, para debelar as chamas.
Segundo David Menezes, gerente de pós-vendas da Jacuípe Veículos, o incêndio gerou muitos riscos de danos materiais para a concessionária.
“Houve o risco por ser um depósito de óleo, mas a gente conseguiu usar o hidrante da loja, conseguimos intervir, e o Corpo de Bombeiros também chegou com 15 minutos, aproximadamente, e graças a Deus está tudo sob controle. Aqui temos vários veículos novos, veículos em serviço, tem óleo também e o estoque de peças. O fundo dá realmente para o fundo aqui da loja. Estávamos atendendo no momento em que começou o incêndio e teve algumas explosões médias, certamente, os tambores de óleo que explodiram. Temos um tanque com 20 mil litros, que faz parte do sistema de incêndio da loja e foi um reforço”, relatou.
O Tenente Gonçalves do 2º Grupamento de Bombeiros Militares informou que quando as viaturas chegaram o incêndio já estava em uma fase mais avançada, pois o óleo é um material combustível.
“De imediato, fizemos o primeiro combate e ele recuou um pouco. E agora estamos fazendo o rescaldo, para que o incêndio não voltar a acontecer. A maior dificuldade que a gente encontrou é porque o local tinha pouca luminosidade para alcançarmos o foco do incêndio, mas conseguimos controlá-lo e agora é manter o respaldo para que não retorne. Nós estávamos vindo de uma ocorrência de incêndio em vegetação e nossa viatura estava um pouco abaixo, então precisamos do apoio de uma segunda viatura de reserva para poder suprir essa ocorrência e do sistema de proteção de incêndio da Jacuípe, o que nos ajudou também”, contou o tenente do 2º GBM.
Ele acrescentou que a equipe ainda irá apurar as circunstâncias para determinar oficialmente as causas.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram