Nesta sexta e sábado, 16 e 17 de agosto, Feira de Santana, está sediando um importante evento voltado para a capacitação de profissionais da saúde. Médicos credenciados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, em colaboração com o Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ministrarão um Curso de Reanimação Neonatal para aproximadamente 230 profissionais da área.
Essa iniciativa, parte de um projeto global de ajuda humanitária, reflete o compromisso em promover o cuidado neonatal de qualidade. Élder Bassi, que é missionário dos serviços humanitários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, afirmou ao Acorda Cidade que esse curso é muito importante, porque uma a duas crianças, de cada dez, nascem com problemas respiratórios.
“O médico precisa ser treinado para que ele possa reanimar a criança. Se o médico não tiver treinamento para isso, a criança pode vir a ter sequelas depois, para o resto da vida. Então, esse treinamento é para ajudar esses 10 a 20% de crianças que nascem com problemas respiratórios” destacou.
Foto: Paulo José / Acorda Cidade
O missionário explicou como surgiu a parceria entre a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias. Segundo ele, a igreja já ministra esse curso em vários países do mundo, mas aqui no Brasil, há uma restrição para ministrar cursos médicos e por isso existe essa parceria.
“Eles é que fazem o treinamento e eles fazem também a certificação dos médicos e dos enfermeiros que participam. A parte da Igreja é comprar todos os materiais, então, nós fornecemos os materiais e fornecemos o local, por exemplo, eles estão aqui na nossa capela hoje. Então, nós damos todo o apoio logístico, como alimentação, local e os materiais. Ao final do curso, todos esses materiais são doados para as organizações que participam aqui, para que, ao voltar para a cidade deles, eles possam multiplicar esse treinamento lá também” informou.
Segundo Élder Bassi, no curso é abordado o programa de reanimação neonatal, onde é ensinado tudo que é necessário para o profissional fazer na sala do parto, no primeiro minuto de vida do neném.
“Então, o que a sociedade faz é dar treinamento para que o médico possa saber exatamente o que ele tem que fazer e cuidar também do neném, do bebezinho, para que ele possa começar a vida dele de uma forma saudável. Então, todo treinamento é voltado para isso”.
A seleção dos profissionais que estão participando do curso é feita pela Sociedade Baiana de Pediatria que convocou médicos de toda a região. Hélder Bassi destaca que normalmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria, ministra esses cursos, mas de forma paga. No caso dessa parceria com a igreja, o curso é totalmente gratuito.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade