Acorda Cidade
Como estratégia de contingenciamento ao avanço do novo coronavírus (COVID-19), o Hospital da Mulher suspendeu as consultas e exames ambulatoriais pelo prazo de 15 dias, a partir de quarta-feira (18).
A medida, adotada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), foi tomada em consonância com a equipe técnica do Hospital da Mulher por prevenção, tendo em vista a evolução da pandemia.
Estarão suspensos os serviços assistênciais eletivos, como o Ambulatórial do Climatério, o Planejamento Familiar e Ginecológico do Ambulatório do Hospital da Mulher. As agendas suspensas e os atendimentos ambulatoriais serão remarcados e informados aos pacientes.
De acordo Gilberte Lucas, diretora-presidente da FHFS, a medida de caráter preventivo, visa diminuir o fluxo de pacientes, permitindo a continuidade de serviços essenciais. "Com certeza essas adequações vai evitar os riscos de contaminação e seguem o protocolo do Comitê Municipal do Coronavirus. Vamos dar continuidade ao atendimento do Ambulatório de Pediatria e Pré-Natal de alto risco, que será mantido pela necessidade de evitar o retorno de Recém-Nascidos pela emergência e evitando ainda complicações para gestantes",afirma.
As medidas de precaução também incluem a suspensão de todas as visitas, estágios curriculares e pesquisas no período de 60 dias, permanecendo o direito ao acompanhante no internamento.
CMDI e CMPC
O funcionamento no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) e no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) também foi afetado com a suspensão de consultas de especialidade e exames que não sejam de urgência, pelo período de 15 dias. Após esse prazo, segundo informou Gilberte Lucas, os exames serão reagendados.
“As pessoas podem entrar em contato, que terão o reagendamento na própria unidade. Por enquanto vamos manter somente os exames agendados onde as pessoas estão com suspeita de câncer e alguns tipos de ultrassom obstétrica, com urgência. Desse modo, vamos diminuir bastante o fluxo de pessoas nas unidades”, informou ao Acorda Cidade.
Além disso, de acordo com Gilberte, os funcionários receberam equipamentos de segurança e estão sendo treinados para a utilização deles. Servidores com mais de 65 anos foram afastados do trabalho.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação e do repórter Ney Silva do Acorda Cidade