Feira de Santana

Hospital da Mulher celebra 32 anos com futura ampliação do Ambulatório  

Atendendo às mulheres de Feira de Santana e de 80 municípios da região, o Hospital da Mulher foi inaugurado em 30 de janeiro de 1992.

Hospital da Mulher
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) completou nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, 32 anos de prestação de serviço e saúde em Feira de Santana. A maior maternidade pública do interior do estado atendeu somente em 2023, mais de 15 mil pacientes. Para celebrar mais um ano de serviço às mulheres e aos recém-nascidos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma solenidade na unidade para apresentar o trabalho que é realizado e os investimentos futuros para aumentar ainda mais sua capacidade de atendimento.

Participaram da solenidade, a presidente da Fundação Hospital de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, profissionais e pacientes da unidade, assim como secretários e autoridades do município. Durante o evento um bonito bolo foi servido aos convidados.

Hospital da Mulher
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Atendendo às mulheres de Feira de Santana e de 80 municípios da região, o Hospital da Mulher foi inaugurado em 30 de janeiro de 1992, pelo prefeito Colbert Martins da Silva, após cinco anos com as obras paralisadas. A unidade leva o nome de Inácia, mãe do ex-prefeito Francisco Pinto e Antônio Pinto, filhos presos na ditadura, e que ela ajudou a persistir na luta pela liberdade e democracia. Também atuou em instituições da cidade, como Senhoras da Caridade e a Santa Casa de Misericórdia. 

Hospital da Mulher
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo a presidente da FHFS, dados dos últimos 20 anos registram na emergência do hospital mais de 500 mil atendimentos a gestantes, com quase 100 mil internamentos para o parto.

“Quem conhece hoje a estrutura do Hospital da Mulher vê a importância que é o nosso ambulatório de pediatria, o ambulatório de ginecologia, a assistência pós-parto, casa da puérpera, mãe-canguru, UTI neonatal, cirurgia ginecológica, a estereoscopia que a gente começou a fazer”, relatou Gilbert Lucas. 

Gilbert Lucas
Gilbert Lucas | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para o ano de 2024, o hospital segue com investimento de cinco milhões com recurso próprio que serão aplicados em reformas, ampliação e aquisição de novos equipamentos. O centro cirúrgico é um desses espaços que já está em manutenção.   

“A nossa maior dificuldade é a gente conseguir ampliar toda a nossa estrutura sem parar o atendimento. Fazemos isso em cronogramas para que em nenhum momento seja interrompido. Por exemplo, desde outubro a gente começou a reforma do centro cirúrgico. Não paramos cirurgias eletivas, não paramos a emergência. Fazemos o possível para que a gente possa dar essa assistência”, declarou Gilbert.

Segundo Gilbert, a previsão de conclusão da primeira fase do centro cirúrgico é para o fim do próximo mês. No segundo momento, serão ampliadas as salas de pós-cirurgia e pré-partos, o que vai permitir também o aumento de procedimentos. 

“A gente vai conseguir ter duas salas funcionando todos os dias só para cirurgia eletiva, sem prejudicar a obstétrica de emergência. Então, vamos conseguir ampliar, por exemplo, nódulo de mama, aquela cirurgia reparadora de mama, a gente vai conseguir ampliar essas cirurgias por mês. A cirurgia ginecológica, estamos fazendo a estereoscopia e diagnóstico, mas vamos conseguir ampliar para cirurgia”, pontuou. 

Hospital da Mulher
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O prefeito da cidade, Colbert Martins Filho, estava no evento e falou ao Acorda Cidade sobre o investimento mensal de quase cinco milhões no hospital que permite a manutenção de programas como o Mãe Canguru. 

“Essa criança que nasceu com trinta semanas, não mama, ela está sendo alimentada por uma cânula injetada com leite de outras mães. O nome desse programa é Mãe Canguru. Aqui devem ter 20 mães cangurus sendo permanentemente atendidas e tendo essas suas crianças capacidades para viverem, graças a esse tipo de atenção”, relatou.

Hospital da Mulher
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Durante as comemorações, Colbert divulgou a implementação do novo Ambulatório de Saúde da Mulher que vai ampliar a capacidade dos atendimentos na unidade. 

“É tirar daqui da área do hospital atendimentos que podem ser realizados fora e aqui o hospital vai ser ampliado. Então, nós já vamos modificar a área de atendimento, a área de acesso às pessoas e muito em breve vamos ampliar a quantidade de leitos para internação”’, declarou o prefeito. 

Segundo Gilbert, o novo espaço vai comportar um pronto atendimento obstétrico duas ruas atrás do hospital, o que vai aprimorar o serviço de pré-natal de alto risco. 

“Muitas gestantes acompanhadas pelo pré-natal de alto risco, a médica já manda internar no hospital. Então, a gente estava procurando um local perto. Vamos ampliar esse ambulatório e, a partir dessa ampliação, vamos conseguir ampliar também a pediatria”, disse a presidente. 

Atualmente, a pediatria abrange 11 especialidades, atendendo por dia quase 40 crianças. 

“Todo recém-nascido que nasce prematuro na unidade tem o direito ao acompanhamento do ambulatório nos primeiros dois anos de vida. Aquela criança que tem alta em 24 horas de parto normal está vinculada à consulta com o pediatra no ambulatório para evitar que ele venha pela emergência. Então, não é só aquela assistência à gestante na emergência, mas é um complexo de assistência à saúde da mulher e da criança”, ressaltou. 

Além disso, o prefeito explicou que a demora para entregar o Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) é por conta da demanda do elevador que ainda está em processo de aquisição. 

“O elevador é projetado, cada um para uma circunstância e é produzido para aquilo que ele é feito. Portanto, essa demora da licitação, da empresa depois do período da pandemia, tem espera de dois a três anos por elevador e escada rolante. Portanto, o que precisamos nesse momento é expandir o Hospital da Mulher, mas em uma área plana que ajuda a ser mais rápido e mais econômico também”, explicou ao Acorda Cidade. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários