Feira de Santana

HGCA realiza III Corrida de prevenção ao AVC

A corrida oferece três modalidades para os corredores: 3 KM, 5KM e 10 KM e tem duração de 2 horas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Será realizada no dia 29 de outubro na Avenida Noide Cerqueira em Feira de Santana, a III Corrida de Prevenção ao AVC. O evento é realizado pelo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a inscrição custa R$ 50 mais R$ 5 da taxa e pode ser feita pelo link. A corrida oferece três modalidades para os corredores: 3 KM, 5KM e 10 KM e tem duração de 2 horas.

A concentração começa às 6h, com largada às 7h e o evento não possui fins lucrativos. O valor da inscrição é para custear as despesas da corrida que tem como objetivo divulgar a prevenção do AVC e conscientizar a população para estar atenta aos cuidados com a saúde e aos principais sintomas da doença.

O médico neurologista, Tarsis Farias, que coordena os setores de neurologia do Hospital Emec e Unimed e também atua no HGCA em entrevista ao Acorda Cidade falou sobre os principais sintomas e tratamentos da doença e a importância das pessoas estarem atentas a qualquer sinal diferente no corpo.

Segundo ele, Feira de Santana conta hoje com um quadro de neurologistas muito qualificados para combaterem o AVC, tanto na rede pública, como privada e o HGCA é o único hospital na cidade que possui a UTI Neurológica. Ele frisou o trabalho da coordenadora, a médica Renata Nunes, do médico Jamiyllo Brito e toda a equipe que tem revolucionado o serviço de neurologia na cidade.

Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade | Médico neurologista, Tarsis Farias

Tarsis Faris explicou que há dois tipos de AVC’s, o isquêmico e o hemorrágico, que os sintomas são parecidos e quanto mais cedo o paciente chegar ao hospital para ser atendido, melhor será a eficácia do tratamento e recuperação. Ele observou que o tempo de 4h do aparecimento dos primeiros sintomas até a chegada ao hospital permite o uso de medicação trombolítica e que esta apresenta muito sucesso no combate ao AVC. Depois disso, o tratamento recomendado é feito com um médico neuroradiologista que faz um procedimento para aspirar o trombo e esta medida deve ocorrer em um intervalo de cerca de 6h depois do aparecimento dos primeiros sintomas.

O neurologista pontuou que a hipertensão é uma das principais causas do AVC.

“Quanto mais cedo se chega ao hospital maior a probabilidade do paciente se recuperar e ter resposta. O AVC é uma doença vascular que se instala de forma imediata e ao aparecerem os sintomas deve-se ir imediatamente ao hospital. Alguns sintomas são um lado do corpo com perda de sensibilidade, perda de movimentos, fala e visão comprometidas e também em casos mais graves perda total de movimentos e rebaixamento de consciência”, acrescentou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários