Doe Sangue!

Hemoba pede doações de sangue com a aproximação do Carnaval; estoque continua crítico 

Após as festividades de fim de ano, o estoque da Hemoba de Feira de Santana permaneceu em estado crítico. Unidade faz apelo por doações.

Hemoba - ft ney silva acorda cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Neste início de ano, o Acorda Cidade registrou diversas ocorrências de acidentes com feridos no estado da Bahia. Muitas dessas vítimas são encaminhadas para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, e precisam de transfusões de sangue durante o tratamento.

Após as festividades de fim de ano, o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) da cidade já estava em estado crítico, com essas novas demandas e a aproximação do Carnaval, a unidade realiza um apelo para que as pessoas possam doar sangue, ajudando a normalizar o banco.  

A enfermeira Ana Verena Argôlo, trabalha na unidade de Feira de Santana e relatou ao Acorda Cidade como está a atual situação do banco de sangue.

Hemoba - ft ney silva acorda cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O nosso estoque estava baixo no final do ano e continua crítico. Por conta das festas de final de ano, as férias, o pessoal viaja, tende realmente a cair esse período. E agora que está chegando próximo ao Carnaval, continua com pouco movimento. Precisamos sensibilizar a população, porque a gente não para. Nós atendemos o Hospital da Criança, atendemos o HGCA, um hospital de muito movimento e também atendemos a todas as cidades que fazem parte da Hemorrede”, relatou. 

Para doar são necessários alguns critérios básicos. Os interessados devem comparecer na unidade da Hemoba em bom estado de saúde portando o documento oficial com foto.

Veja o público alvo:

Pessoas entre 16 a 69 anos – (Jovens de 16 e 17 anos devem ter a presença de um responsável);

Homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses e mulheres três vezes ao ano, com intervalo de três meses;

Ter dormido no mínimo 6 horas antes da coleta;

Ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da coleta;

Gestantes, pessoas gripadas, febril ou com algum sintoma de enfermidade não podem doar. 

A enfermeira Ana Verena ressaltou como ocorre desde que o paciente chega na unidade até o momento de coleta.

“O candidato faz o cadastro, é encaminhado à triagem clínica, onde são feitas todas aquelas perguntas e depois ele é encaminhado para fazer o teste para ver se tem anemia. E estando tudo ok, ele é encaminhado para a sala de coleta e posteriormente para o lanche”, explicou.

“Ele se submete a uma triagem clínica, que a gente tem todo um questionamento, um levantamento dos hábitos”. Somente depois da investigação e da análise do sangue que pode chegar a conclusão para doar. 

Segundo a enfermeira, para que o estoque chegue a um nível considerado seguro é preciso em torno de 40 doações por dia. Atualmente, a Hemoba tem registrado em média 10 doações ao dia. 

A solidariedade e consciência das pessoas são as chaves para mudar essa realidade. Ela reforça que para doar não há risco nenhum, pelo contrário, as pessoas ainda passam por uma análise básica do seu sangue.

“Eu sempre digo que se cada um de nós, cidadãos, fizéssemos doações duas vezes no ano, a gente não precisaria estar correndo atrás nessas campanhas. Poderíamos manter o estoque acessível. As pessoas sempre têm assim aquele mito, se doar uma vez tem que doar sempre. Meu sangue está grosso, eu tenho que doar, que é para afinar, está formigando, eu tenho que doar. E às vezes a pessoa também tem aquele ressentimento de pegar alguma doença. Pelo contrário, não tem risco nenhum, porque todo material é descartável”, pontuou. 

A quantidade de sangue doada é medida conforme o peso do doador, que deve ser de 50 quilos em diante. Além disso, ela explicou o que acontece com o corpo humano após a doação. 

“A parte líquida em 24 horas já está sendo reposta. As hemácias a gente já leva mais um pouquinho de tempo. Em dois meses o candidato já está apto a doar novamente”, afirmou. 

Serviço:

A Hemoba Feira de Santana fica localizado na Avenida Maria Quitéria, s/n, esquina com a Avenida Presidente Dutra. O atendimento é por ordem de chegada, mas é possível ligar e realizar um agendamento.

Tel.: (75) 3614-1556

E-mail: [email protected]

Funcionamento: Segunda a sexta-feira – 8h às 17h

A partir de fevereiro, todos os sábados também serão dias de doação. As pessoas poderão doar das 8h às 13h. 

Leia também: Hemoba de Feira de Santana tem queda crítica na doação de sangue; unidade convoca população para doar

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários