Ney Silva e Rachel Pinto
Insatisfeitos com a falta d’água há três meses, os moradores do distrito da Matinha especialmente da comunidade de Candeal ll, ocuparam na manhã desta sexta-feira (27), o escritório da Embasa na rua desembargador Filinto Bastos (Rua de Aurora).
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
A estudante Luana Cardoso Fonseca confirmou que há três meses a comunidade está sem água.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Só chega a conta e nada de água. A embasa não dá uma satisfação a gente. Estamos em uma situação deplorável e de humilhação. Sem água para nada”, lamentou.
A estudante frisou ainda que os moradores esperam que a Embasa tome um partido sobre a situação da falta de água.
A trabalhadora rural Marcia Almeida explica que no caso da residência dela são quatro meses sem água. Ela informou que a água que alguns moradores recebem proveniente dos carros-pipas não é de boa qualidade.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Estamos comprando água para beber e às vezes usamos dessa água para lavar roupa. A Embasa diz que é devido ao problema da duplicação da BR-116 Norte, mas a rede que abastece o distrito é através do bairro Papagaio. O problema não é solucionado e as contas estão chegando. Minhas contas de outubro e novembro estão pagas e não houve o consumo. A água de carro-pipa acaba sendo prejudicial porque os carros têm ferrugem, vazamento e isso não dá segurança para usar a água para o consumo”, declarou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
O gerente regional da Embasa, Euvaldo Neto foi ao escritório conversar com os moradores. Ele ofereceu carros-pipa, mas os moradores não aceitam e querem que a distribuição de água seja normalizada. Segundo o gerente, existe realmente problema e quem estiver sem água há mais de 15 dias terá a cobrança da fatura suspensa. Ele informou que a Embasa está providenciando um abastecimento emergencial que deverá funcionar em um prazo de aproximadamente seis dias.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Detectamos baixas pressões na rede na região da Matinha. E quando detectamos mandamos os carros-pipas. Alguns pontos mais distantes tem dificuldade de abastecimento nesse período das altas temperaturas. Mas, vamos fazer uma obra emergencial e uma nova rede direto para a Matinha está em curso. Em até seis dias estará reforçado o abastecimento para toda a localidade. Isso dará um ganho na vazão dessa localidade e esperamos que seja normalizado o abastecimento de toda Matinha”, afirmou.
Sobre a reclamação dos moradores que estão pagando as contas e não têm água nas residências, Euvaldo explicou que a Embasa irá fazer uma análise das pessoas que procurarem os canais de atendimento e que relatarem problemas no abastecimento. De acordo com ele, caso seja comprovado que chegou a fatura sem o abastecimento de água, a Embasa devolverá o crédito aos clientes.
O que diz a Embasa
Embasa esclarece que já está adotando medidas operacionais para regularizar o abastecimento nas localidades.
Técnicos da empresa estão trabalhando na substituição de equipamento da estação de bombeamento que atende a região para reforçar o abastecimento e regularizar a situação até o final do dia de amanhã (28). Além disso, equipes da Embasa também estão trabalhando para implantar 3 quilômetros de extensão na rede distribuidora de água e a conclusão desse serviço está prevista para a primeira semana de janeiro. Até lá a Embasa está disponibilizando abastecimento alternativo através de carros-pipa para os imóveis em situação regular.
Em imóveis destas localidades que não tiveram abastecimento suficiente durante o mês de dezembro as contas de água já foram canceladas. Caso o morador tenha efetuado o pagamento da fatura, solicitamos que se dirija a uma das lojas de atendimento da Embasa, em Feira de Santana (Campo Limpo e Centro), para que o cancelamento seja feito e o valor devolvido na próxima fatura.