Feira de Santana

Há quatro dias sem transporte escolar, moradoras do Campo do Gado cobram solução

Os estudantes da localidade precisam se deslocar para a Escola Municipal Professora Eli Queiroz de Oliveira, que fica no bairro Gabriela. 

Moradoras do Residencial Habitat do Sertão no Campo do Gado
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradoras procuraram o Acorda Cidade na manhã desta quinta-feira (5) para pedir mais transporte público escolar para as crianças da região. De acordo com elas, o serviço não está chegando no último residencial, o Habitat do Sertão, localizado no bairro Campo do Gado, em Feira de Santana, desde a última segunda-feira (2).

“As crianças estão sem poder ir para escola e a Secretaria de Educação e a escola já disseram que não tem previsão de quando vai ter o retorno dos ônibus.  Eu não sei o nome da pessoa que passou a informação, mas a gente mandou uma mensagem e eles disseram que não tem previsão. Que não tem carro”, disse Carla Santos de Jesus.

Os estudantes da localidade precisam se deslocar para a Escola Municipal Professora Eli Queiroz de Oliveira, que fica no bairro Gabriela.

Moradoras do Residencial Habitat do Sertão no Campo do Gado
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A moradora Eliane Vieira tem duas crianças que estão sem assistir às aulas por conta do problema. Inclusive, ela relatou que isso é corriqueiro. Por muitas vezes já presenciou o carro quebrar e deixar os estudantes desassistidos.

“Já há uns meses que o ônibus vem quebrando, consertando, ele não está bom para colocar muitas crianças. Tem dias que os meninos chegam aqui 19h. Ficamos preocupados com nossos filhos. Tem que colocar um transporte que preste, porque esse sempre quebra, não é de agora e a gente está querendo os filhos no colégio e não em casa”, disse Eliane que mora há dois anos no residencial.

Na oportunidade, outra mãe de estudante, Shirley Andrade de Jesus, pediu mais ônibus para atender estudantes que vão para outras unidades escolares, mas não possuem o transporte fixo e precisam dividir com os alunos que vão para o Eli Queiroz.

Ana Cristina da Conceição mora há dois meses no local e os filhos dela estudam na escola municipal Eli Queiroz há dois anos. Ela se preocupa com a quantidade de falta das crianças nas aulas, ainda mais sem uma perspectiva de retorno por parte das autoridades.

“É uma vergonha a criança não ir à escola porque falta ônibus, se quebrou coloca outro. O micro-ônibus. O motorista é gente boa, mas ele tem que enfrentar o dia a dia do ônibus quebrado. Queremos providência, alguém para nos dar uma decisão. Meus filhos estão em casa, traquinando”, contou.

Moradoras do Residencial Habitat do Sertão no Campo do Gado
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outras reclamações

Durante a reportagem do Acorda Cidade, as mães aproveitaram para reivindicar melhorias para a localidade. Segundo elas, não há Posto de Saúde próximo à localidade, o que deixa muitas famílias vulneráveis, entre outros transtornos.  

“Posto de saúde não tem aqui, a limpeza pública para capinar as áreas externas do condomínio, eles não vêm aqui embaixo para fazer a limpeza e muitas outras coisas. Tem que andar muito para chegar no posto. É próximo ao colégio que eles não botaram ônibus ainda. Tem quadras, mas os meninos não podem brincar porque já achamos várias cobras lá”, disse uma moradora.

Segundo ela, os dois residenciais da região estão nas mesmas condições, necessitando urgentemente de manutenção das áreas públicas de convivência e unidades de saúde mais próximas.

“Só tem no Caraíbas, a gente tem que pegar o ônibus. Não dá para ir a pé, ainda mais com criança”, disse outra moradora. 

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que a rota mencionada é atendida por um veículo oriundo do programa Caminhos da Escola. Informamos que este veículo apresentou um defeito mecânico e foi encaminhado para a oficina nesta data.

Esclarecemos ainda que os ônibus do programa Caminhos da Escola não possuem frota reserva, o que afeta diretamente o atendimento de algumas rotas quando há necessidade de manutenção. Além deste, outros quatro ônibus do programa também foram enviados para conserto.

Ressaltamos que estamos tomando todas as providências para agilizar a manutenção dos veículos e, assim, garantir a normalização do transporte dos estudantes o mais breve possível. A Secretaria Municipal de Educação reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos alunos e agradece pela compreensão da comunidade.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram