Gabriel Gonçalves
A Guarda Municipal (GM) de Feira de Santana recebeu ontem (28) 60 novos coletes balísticos para serem utilizados pelos servidores da segurança municipal. De acordo com a comandante, Cássia Dias, a aquisição do material foi feita de forma diferente neste ano e informou que 40 novos coletes serão entregues no prazo de um ano.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
"Já estávamos no aguardo dessa aquisição dos novos coletes e, nesse primeiro momento, recebemos 60 coletes de alta qualidade. É válido ressaltar que fizemos essa aquisição de forma diferente para não acontecer o que aconteceu no ano passado, que durante a pandemia, todos os coletes que tínhamos, venceram os prazos e tivemos dificuldades para realizar os orçamentos e concretizar a licitação do material. Não conseguimos em tempo hábil finalizar a compra, mas dessa vez fizemos de forma diferente e daqui a um ano mais ou menos, vamos receber os outros 40 coletes que fazem parte do contrato", disse.
Segundo a comandante Cássia Dias, apenas os Guardas Municipais que trabalham em viaturas receberão esse novo material.
"Nossa finalidade é entregar esse material para o pessoal que trabalha nas viaturas, eles que estão nas ruas a todo momento. Esse material é de suma importância e posso salientar que é o equipamento mais importante de proteção que nós utilizamos, então por este motivo, iremos contemplar os profissionais que estão nas viaturas, mas quando os outros servidores forem trabalhar, teremos o estoque aqui guardado para que possamos fazer esse cautelamento", informou.
Além dos novos coletes balísticos adquiridos, a comandante da Guarda Municipal informou à reportagem do Acorda Cidade que está sendo discutido também a aquisição de novas viaturas para fazer parte da frota.
"Nós realizamos alguns testes com os outros coletes antigos e realmente ficou comprovado que estes novos equipamentos são de alta qualidade, pois resistem a disparos de armas curtas como 38, 380, .40, até de arma longa, como calibre 12. Temos alguns novos projetos para a Guarda Municipal, como a aquisição de novas viaturas, já estamos conversando com o secretário Moacir Lima, com o prefeito Colbert Martins, porque hoje a Guarda Municipal expandiu o espaço de rondas e realizamos os nossos trabalhos aqui tanto na sede, quanto na zona rural e, por isso, precisamos de veículos com um poder de velocidade maior, de resistência melhor. Ainda não temos como definir a quantidade, mas é um planejamento que já estamos fazendo", concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade