A Guarda Municipal de Feira de Santana, uma das mais antigas do país, completa neste sábado, 25 de março, 130 anos de existência. Para marcar a data, a instituição vai incorporar mais 10 veículos à sua frota. Ainda no sábado, uma missa de ação de graças na Catedral Metropolitana Senhora Sant’ana será realizada às 18h30, com entrega de medalhas Intendente Freire.
A homenagem destaca as qualidades morais e profissionais dos guardas, somadas à prestação de bons serviços, esforços, desenvoltura e compromisso para com as atribuições que lhes foram conferidas.
“São 130 anos com profissionais capacitados que vestem verdadeiramente essa farda para servir a comunidade”, destacou o comandante Itamar Soares da Cruz.
Melhorias para a corporação, como a renovação dos fardamentos e progressão de referência dos agentes, são temas considerados prioridade. Uma delas, a melhoria salarial, está em fase de planejamento, enquanto a entrega dos fardamentos está prevista para abril.
O subcomandante da Guarda Municipal, Marcos Vinicius Dantas, considera uma honra fazer parte da corporação e destacou a relevância do suporte prestado aos atendimentos psiquiátricos e crimes de violência atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
São em média dois atendimentos psiquiátricos por dia, um suporte que começou a ser oferecido em 2002.
“Naquele ano, a Polícia Militar estava em greve e fomos convidados a dar esse tipo de suporte. Inclusive, estive na primeira ocorrência atendida pela corporação. A partir daí, incrementamos a demanda em nossas atividades. Muitas vezes a situação põe em risco a vida dos profissionais de saúde, são ameaçados ou são áreas de risco e precisam dessa proteção”, lembra.
Ainda conforme o subcomandante, com o passar dos anos, a necessidade do cidadão mudou, e a corporação precisou se adequar.
“O serviço não mudou, mas a necessidade do cidadão mudou. Com o aumento da violência, foi necessária a criação de um estatuto próprio, e a corporação passou a desempenhar funções de forma preventiva e ostensiva, conforme a Lei Federal 13.022/2014. Antes, era apenas de preservação dos equipamentos públicos”.
A Guarda Municipal faz parte da estrutura da Seprev (Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos) da Prefeitura de Feira.
As informações são da Secom de Feira de Santana