Feira de Santana

Grupo 2 de Julho lança café descafeinado extraído de forma natural sem solventes químicos

A engenheira de alimentos do grupo garante que esse processo não altera o sabor do café

Acorda Cidade

O café 2 de Julho, que está no segmento de fabricação de cafés com qualidade desde 1995, com produtos da linha tradicional e gourmet, traz agora uma grande novidade para o mercado de Feira de Santana, que é o café descafeinado, o qual utiliza um processo natural de retirada da cafeína.

De acordo com a Engenheira de Alimentos do Café 2 de Julho, Deisiane Ferreira, o café descafeinado 2 de Julho foi lançado na semana passada com uma proposta inovadora. Segundo ela, na maioria dos cafés descafeinados disponíveis no mercado, a cafeína é extraída por solventes químicos, como Cloreto de Metileno e o Acetato de Etila. Já o Café 2 de Julho se propôs a produzir um café natural, utilizando apenas água para retirada da cafeína do café.

“Com isso conseguimos desenvolver uma bebida saudável com sabor predominante de café, já que solventes também interferem no sabor. O projeto foi levar até o consumidor um alimento seguro, saudável e saboroso”.

Ela destacou que no Brasil inteiro, os cafés populares são extraídos através da adição de solventes, exceto o Café 2 de Julho, que possui uma metodologia própria.

“Foram 18 meses de dedicação, tivemos que estudar muito e fomos fazendo testes. Tivemos como parceiro nosso o instituto de tecnologia de alimentos de São Paulo que é a Ital, referência mundial em qualidade laboratorial. Então fomos fazendo cada passo, cada análise foi enviada e em cada retorno fomos avançando, até chegar à extração total da cafeína”, explicou Deisiane Ferreira.

A engenheira garante que esse processo não altera o sabor do café. Pelo contrário, o resultado é uma bebida leve, com as características marcantes do café.

Público-alvo

A engenheira do Café 2 de Julho ressaltou ainda que a preocupação da empresa em produzir um café descafeinado de qualidade veio em decorrência do mercado estar consumindo mais esse tipo de produto.

“Quando pensamos nesse projeto foi com o objetivo de atingir uma parte do consumidor que tem restrição à cafeína, que tem restrições médicas, pessoas que têm insônia se consumi-la em determinado momento. Então pensando em atingir esse público foi que desenvolvemos esse café, e pensamos em levar para o consumidor realmente um alimento seguro, esse é o nosso papel, e esperamos que esse projeto do Café 2 de Julho consiga sensibilizar outras indústrias em ter essa preocupação, em não só produzir de qualquer jeito, mas produzir com segurança, produzir realmente um alimento seguro, saudável para termos qualidade de vida.”

Deisiane Ferreira esclareceu que a cafeína faz parte da composição do café. Todo grão de café já ele arado ou robusto vai ter na sua composição a cafeína presente. E a extração da cafeína parte para atender a um público que não deseja ingerir tal substância, por escolha pessoal ou sugestão médica. Apesar disso, ela ressaltou que a cafeína também traz benefícios à saúde.

“Tem alguns estudos científicos comprovados até nos Estados Unidos e aqui no Brasil sobre a eficiência do consumo da cafeína no organismo. Ela melhora a concentração e o desempenho em algumas atividades, porém à noite se recomenda consumir realmente até determinado horário. Tem pessoas que consomem e conseguem dormir bem e tem outras que não, depende muito de como o seu organismo vai absorver e a quantidade também que seu organismo vai absorver”.

Nutrientes

O café, conforme a especialista, é rico em ácido clorogênico, que age no organismo para inibir o desenvolvimento de algumas doenças, inclusive o câncer. Além dele, o café possui nutrientes, vitaminas e minerais, sendo uma bebida bem completa.

No mundo quem mais consume o café é o Brasil, quem mais produz café é o Brasil e quem mais tem os títulos de café com qualidade é o Brasil, eu tenho alguns dados recentes que fala que a média é de quatro xícaras por dia, claro que tem pessoas que excedem, mas é uma média realmente que a Associação Brasileira de Café nos informa esses dados.

Café Gourmet

O Grupo 2 de Julho é especialista também na produção de cafés gourmet. De acordo com Deisiane Ferreira, a bebida é produzida em fazendas situadas na região de Mucugê, na Chapada Diamantina.

“Todos os grãos de café do Grupo 2 de Julho são cultivados lá e esse grão vem até Feira para fazermos o processo de torrefação e torragem. O clima e a altitude favorecem muito para os arbustos se desenvolverem de forma satisfatória. São grãos de alta qualidade. Temos o café especial, que no último resultado de análise que fizemos está com 85 pontos, isso é uma nota sensorial muito alta, então o café é realmente de alta qualidade com nuances de chocolate, com retrogosto resistente. O mercado consumidor interno está muito exigente e a tendência agora é esse consumo de cafés gourmet especiais aumentarem progressivamente”, afirmou.

O café 2 de Julho possui uma linha muito grande de produtos para atender a todos os públicos. São eles o café tradicional, o café extraforte, o café gourmet torrado e moído, o café gourmet torrado em grãos e o café especial. “E está vindo muitas novidades por aí, como o café em cápsula, café gelado. Tem muito projeto para esse ano”, afirmou a Deisiane.

Além do atacado 2 de julho, situado na Rua Manuel Mathias, 55 – Centro, em Feira de Santana, o café 2 de Julho também pode ser encontrado nos supermercados e padarias da cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários