Feira de Santana
Governo do Estado não tem recursos para iniciar obras de avenidas em Feira de Santana
A informação foi dada pelo diretor da Conder, Ubiratan Cardoso, responsável pelas obras, que participou na manhã desta sexta-feira (19) da audiência pública promovida pelo deputado estadual, José Neto.
Daniela Cardoso e Ney Silva
O Governo do Estado ainda não dispõe de recursos para iniciar as obras de pavimentação e drenagem das avenidas Ayrton Senna, Iguatemi e Itatiaia no bairro Mangabeira, em Feira de Santana. A informação é do diretor da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), Ubiratan Cardoso, responsável pelas obras. Ele participou na manhã desta sexta-feira (19) da audiência pública promovida pelo deputado estadual, José Neto, para discutir os impactos causados pelas obras da avenida Nóide Cerqueira.
Segundo Ubiratan, o projeto técnico estrutural das três avenidas deverá ser concluído daqui a 90 dias. Depois dessa etapa, o Governo do Estado vai buscar junto ao Governo Federal os recursos necessários para iniciar a execução dos serviços.
Ele informou que as três avenidas juntas, somam 11 quilômetros de vias, que vai do cruzamento das avenidas Ayrton Senna com a Eduardo Fróes da Mota até o cruzamento com a avenida Sérgio Carneiro. O Governo do Estado deverá investir cerca de 25 milhões de reais.
Nóide Cerqueira
De acordo com Ubiratan Cardoso, a avenida Nóide Cerqueira se encontra com 45% das obras já executadas. Ele informou que uma boa parte já está pavimentada com meio fio e passeio, e que nesse período de chuvas há uma redução no ritmo de trabalho, mas que a obra continua em andamento, com previsão de conclusão em fevereiro de 2014.
Ainda segundo Ubiratan, a obra se encontra a 800 metros da BR-324 e a previsão é que viadutos sejam construídos na área.
“A Conder está desenvolvendo projetos para a interseção da BR-324 com a Nóide Cerqueira, já que terá um fluxo de veículos bastante significativo. A previsão é que seja construído um complexo de viadutos naquela área. A Conder está realizando projetos para viabilizar a construção desses viadutos”, disse.
O deputado estadual Zé Neto, ressaltou a importância da audiência pública. Ele informou que durante o evento ficou sabendo que já existe uma ocupação em uma área que já havia sido desocupada e que os técnicos já foram até o local verificar.
“Discutimos também a questão dos contornos, das ciclovias, que serão divididas com blocos de concretos. Propomos fazer uma aproximação das avenidas Nóide Cerqueira com a Artemia Pires e também se propôs a construção de uma rua no local. A prefeitura também tem esse planejamento”, afirmou.
Elenildo Pereira, que é presidente da Associação de Moradores da Lagoa Salgada, avaliou a audiência como positiva e disse que conseguiu tirar algumas dúvidas dos moradores do local.
“Existem diversas dúvidas dos moradores, e as pessoas têm feito questionamentos que não sabíamos responder. Hoje com essa audiência algumas dúvidas foram esclarecidas”, afirmou.
Assuntos