O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve nos municípios de Santanopólis e Anguera nesta quinta-feira (5), onde realizou entregas beneficiando áreas de segurança pública, educação e infraestrutura. “Esses são dois municípios importantes nessa região do Portal do Sertão. Entreguei uma escola de quase 30 milhões de reais, entregamos um pelotão da polícia, deixei ordem de serviço para Unidade Básica de Saúde (UBS), creche, pavimentação, além de sistema de água. Saio muito feliz daqui”, destacou.
Anel de Contorno e Centro de Convenções
Na ocasião, o governador ainda falou sobre obras para a região de Feira de Santana. A equipe do Acorda Cidade acompanhou a visita e questionou sobre o andamento da obra do Centro de Convenções e sobre a duplicação do Anel de Contorno.
Jerônimo afirmou que a expectativa é que o Centro de Convenções seja inaugurado ainda este ano. “Quero que a gente consiga inaugurar com uma grande festa, convidar a imprensa, operários da obra, empresários. Esse momento poderá ser feito em duas noites”, disse.
Sobre as obras de duplicação do Anel de Contorno, o governador disse que tem recursos disponíveis e que esteve com alguns ministros para falar sobre o assunto. “Espero que essas questões sejam resolvidas no início do próximo ano”, afirmou.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Planserv
O governador ainda falou sobre a situação do Planserv, plano de saúde dos funcionários públicos estaduais. Ele disse que solicitou um estudo e que tem feito o máximo para resolver os problemas enfrentados pelos usuários do plano de saúde.
“A gente enfrenta algumas dificuldades, mas não é falta de pagamento, está tendo uma crise nos planos de saúde nacionais e espero que a gente consiga ter uma saída. O Planserv é um patrimônio dos servidores públicos e não quero chegar ao ponto de desmanchar o plano de saúde. Quero encontrar uma saída, uma alternativa de quem sabe ter um hospital do servidor para garantir os serviços”.
Hospital municipal em Feira de Santana
Falando em saúde, o governador voltou a cobrar a construção de um hospital municipal para Feira de Santana. Ele disse que se colocou a disposição para conversar com o prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho e está disposto a ajudar.
“Eu quero muito que Feira de Santana tenho um hospital municipal para que as pessoas possam ter uma saúde melhor. Eu me coloquei a disposição para sentar com José Ronaldo para a gente conversar. Pelo tamanho e pela importância de Feira de Santana, a gente não pode ter um hospital com menos de 50 leitos. Se faltar recursos para a prefeitura, o estado vai ajudar a fazer esse em hospital e depois vou contratar serviços e vou ajudar com equipamentos”.
Escola pública de trânsito
Questionado sobre a projeto da Escola Pública de Trânsito, o governador disse que pediu ao Detran uma apresentação, já que ele não conhecia os detalhes, e disse que espera que a escola sirva como uma grande mobilização para a educação no trânsito. Ele citou o número alto de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e disse que esses acidentes prejudica o sistema de saúde.
“A fila maior da regulação é com ortopedia, devido aos acidentes de motocicleta, então se a gente não modificar isso, não vai adiantar eu colocar um hospital porque a quantidade de acidentes de motos é um problema que gera uma escala de tempo muito grande dentro da unidade de saúde”, disse.
Segurança pública
Sobre segurança pública, o governador disse que está investindo. “Cada ano meu de governo, são em média 2 mil policiais que estou entregando. Os indicadores estão exigindo maior presença. Ontem na operação verão entreguei equipamentos de proteção, viaturas, jet ski e hoje estou entregando em Santanopólis uma delegacia e pelotão, e em Anguera mais equipamentos de segurança”.
Reforma do secretariado
Jerônimo Rodrigues ainda falou sobre uma reforma no seu secretariado para o ano de 2025. Segundo ele, alguns nomes devem ser anunciados na próxima semana. “Não estou com presa porque estou organizando a pauta junto com os partidos políticos, estou dialogando e espero que até o final do ano a gente possa fazer duas ou três modificações, na próxima semana já devo anunciar um ou dois nomes”.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram