Feira de Santana

Gleisi Hoffmann espera que PT conquiste mais prefeituras em relação às eleições de 2020

Gleisi é a primeira mulher eleita presidente nacional do PT. Ela está no cargo desde 2017 e deve permanecer até uma nova votação em 2025.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, esteve em Feira de Santana nesta terça-feira (1º) para participar da Plenária das Mulheres e declarar apoio à candidatura de Zé Neto à prefeitura. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), seguido de uma panfletagem no Feiraguay. Ela esteve também em Vitória da Conquista,

Gleisi é a primeira mulher eleita presidente nacional do PT, está no cargo desde 2017 e deve permanecer até uma nova votação em 2025.

“Exatamente para trazer um abraço da direção nacional do PT ao Zé. Ele é uma das candidaturas prioritárias nossas, nós temos acompanhado em nível nacional e tenho certeza que Zé Neto vai ser o prefeito de Feira de Santana”, afirmou Gleisi Hoffmann.

Gleisi Hoffmann | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista coletiva, a presidente do PT destacou que a campanha de Zé Neto é uma das principais do partido no estado, apontando que o PT espera conquistar mais prefeituras em relação às eleições de 2020.

“Muito positivo, acho que nós avançamos. Vai ser um cenário muito diferente do que nós tivemos em 2020. Acho que o PT consegue conquistar mais prefeituras, mas não só o PT, como o conjunto de aliados. E, obviamente, que Feira de Santana, Vitória, Camaçari, são cidades muito importantes para nós, onde a direção nacional tem acompanhado com muito cuidado”, disse.

As expectativas da presidente são de melhorar o quadro de prefeitos ligados ao partido, mas não há um número concreto. “Não fizemos esse cálculo. A gente tem uma expectativa que é melhorar o quadro de 2020, mas não temos um número cravado. Nós queremos é melhorar e ter mais organização e mais municípios”.

Gleisi também ressaltou a importância do eleitorado feminino nas eleições e o papel que desempenhará nas municipais deste ano.

“Basta lembrar que foi pela mão das mulheres que Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto. Foi o voto majoritário feminino que deu a vitória a Lula. E tenho certeza que isso também se coloca para as eleições municipais. As mulheres são muito cuidadosas com o voto, e elas querem votar naqueles que possam realmente oportunizar condições melhores de vida para elas e para as famílias. Por isso, tenho certeza que aqui as mulheres estarão com o Zé Neto”, declarou a presidente.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Recentemente, o Banco Central passou por uma troca de comando, o que colocou à prova a mudança da política de juros no país. Gleisi comentou o que os brasileiros podem esperar nesta área da economia.

“Obviamente, que a gente gostaria de ter uma outra política de juros. Não é sustentável um juro na casa que está com o Brasil também, e a inflação dentro da meta da banda superior. Nós não temos porque ter essa taxa de juros. Se nós tivéssemos juros menores, acho que o crescimento do Brasil hoje já estaria acima dos 4% ao ano”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Após sua visita a Feira de Santana, Gleisi Hoffmann seguirá para Camaçari e Lauro de Freitas, em um esforço do partido para mobilizar as eleições municipais no estado. Ao Acorda Cidade, ela falou sobre o planejamento do PT para enfrentar os desafios neste pleito.

“Nós procuramos organizar da melhor forma possível. Estamos vindo de um processo de reconstrução, vocês sabem disso. O PT passou por momentos muito difíceis. Vocês acompanharam toda a situação do presidente Lula, a perseguição que sofremos, a tentativa, inclusive, de anular o PT. Até o cancelamento do nosso registro pediram. Foi uma perseguição muito pesada, mas com a força da nossa militância, com a garra dessa militância que não baixou a cabeça, que lutou, conseguimos nos recuperar. Lula de novo presidente da República e agora nós estamos em um processo de reorganização do partido em todo o Brasil, e as eleições municipais são também uma oportunidade para isso, onde a gente mobiliza o nosso pessoal, as lideranças, faz com que o partido se revitalize”, disse ao Acorda Cidade.

Na oportunidade, Gleisi comentou sobre o aumento no índice de queimadas no país.

“É uma tragédia, isso tem a ver com a política de não cuidar do meio ambiente. Temos discutido, Zé Neto é meu colega lá na câmara, a gente tem discutido sobre a questão ambiental e ficamos o governo passado inteiro do Bolsonaro brigando contra políticas de abrir porteira, de desregulamentar as questões ambientais. Então, estamos colhendo uma situação de uma política contrária à conscientização e preservação ambiental, é fruto disso. Precisamos conscientizar a sociedade e, cada vez mais, as autoridades de que é preciso se precaver. Não é possível deixar isso acontecer. Sofre todo mundo”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Participaram do encontro, o ex-governador Jaques Wagner, o deputado estadual Robinson Almeida entre outras lideranças e autoridades políticas.

Leia também: Gleisi Hoffmann afirma que eleições de Zé Neto e Waldenor são prioridades do PT

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários