Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que esperam há 45 dias pela concessão do benefício por incapacidade temporária, podem solicitar o benefício sem passar pela perícia presencial. O requerimento pode ser feito através de análise documental, por meio de envio de relatório médico pelo aplicativo Meu INSS.
O gerente executivo do INSS em Feira de Santana, Fernando Nunes, em entrevista ao Acorda Cidade, explicou como funciona essa modalidade e destacou que ela irá possibilitar a análise mais rápida dos relatórios e consequentemente, a concessão do benefício de forma mais célere.
Segundo ele, em Feira de Santana há perícias médicas agendadas para fevereiro e março de 2024 e os segurados que têm a incapacidade temporária que aguardam por tanto tempo podem ser prejudicados pela falta do benefício.
“Possibilita que as pessoas remetam o atestado médico de forma remota. Pelos canais, pelo aplicativo Meu INSS. Temos pessoas com perícias marcadas para fevereiro, março e isso possibilita que essa análise seja mais rápida. Em cinco ou dez dias o relatório será analisado”, disse
Fernando relatou que para fazer o requerimento remoto, o beneficiário deve ter pelo menos 45 dias aguardando para realizar a perícia médica presencial.
Ele comentou também para que as pessoas fiquem atentas sobre trotes e ligações de golpes onde pessoas se passam por atendentes do INSS solicitando dados confidenciais dos usuários.
“O INSS não solicita dados pessoas de ninguém por telefone. Nem números de documentos, nem contas, nem fotos. É preciso ficar atento as fraudes”, pontuou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram