A jovem sofreu uma necrose na córnea provocada por bactérias ou fungos
Foto: Bahia Meio Dia
Por vaidade, muita gente usa lentes de contato coloridas sem orientação médica, o que é um perigo. Em Feira de Santana, uma jovem corre o risco de perder a visão depois de usar lentes coloridas compradas no camelô. Com vergonha, a garota de 18 anos não quer mostrar o rosto. A adolescente comprou lentas coloridas no sábado (15) passado em um camelô no centro de Feira de Santana. No domingo (16), ela experimentou a novidade. Em poucas horas de uso, os olhos da garota ficaram vermelhos e inchados. No dia seguinte, o diagnóstico médico. Ela sofreu uma necrose na córnea provocada por bactérias ou fungos, provenientes das lentes de contato.
‘Ele só botou soro e me deu. Só que eu sabia já como usar. Eu tinha que lavar com soro. Tinha pesquisado antes. Ele não falou nada’, conta a garota.
Segundo os médicos, a garota corre o risco de perder a visão do olho direito e deve ser submetida a um transplante de córnea.
Lentes como as que a jovem adquiriu são facilmente compradas no centro comercial de Feira de Santana. As lentes ficam escondidas. Com uma microcâmera, uma produtora da Rede Bahia foi a um desses vendedores e comprou as lentes por R$ 40. Segundo o oftalmologista Daniel Braga, ninguém deve comprar lentes de contatos sem orientação médica. ‘Somente um oftalmologista vai ser capaz de fazer essa avaliação inicial e então fazer o controle adequado dessa lente de contato’, alerta.
As informações são do Bahia Meio Dia.