Saúde

Fundação Hospitalar inaugura ambulatório de especialidades da mulher com previsão de até 200 atendimentos por dia

De acordo com o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, a unidade vai disponibilizar cirurgias bariátricas para mulheres.

AMBULATÓRIO SAÚDE DA MULHER
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (13) o Ambulatório Saúde da Mulher Dra. Tânia Maria Cerqueira Mota. A unidade de saúde será específica para atender qualquer demanda relacionada à saúde da mulher.

De acordo com o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, a unidade vai disponibilizar cirurgias bariátricas para mulheres que necessitam desse serviço.

PREFEITO COLBERT MARTINS INAUGURAÇÃO AMBULATÓRIO SAÚDE DA MULHER
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Todas as situações relacionadas às mulheres, esse hospital está pronto para agir. Vamos tratar diversos tipos de câncer. A incidência de câncer de mama é elevada, além do câncer de útero, de ovário. Também vamos colocar cirurgias bariátricas aqui para mulheres que precisam desse serviço. Sendo serviços para as mulheres, a unidade estará pronta para atender”, afirmou.

De acordo com o prefeito, foram investidos em torno de 860 mil reais e outros equipamentos ainda serão adquiridos. O Ambulatório Saúde da Mulher está localizado na Rua Caetité, nº 550, bairro Jardim Cruzeiro.

GILBERTE LUCAS
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, destacou que a unidade terá atendimento em ginecologia, pré-natal de alto risco, fisioterapia pélvica, planejamento familiar, entre outros. Segundo ela, o Ambulatório Saúde da Mulher vai ter a capacidade de atender entre 150 a 200 mulheres por dia, com 12 consultórios.

“É um ambulatório para somar a saúde da mulher em Feira de Santana. A gente está tirando o atendimento do ambulatório do complexo materno-infantil do Hospital da Mulher e trazendo para cá. Com isso vamos ampliar a capacidade de atendimento em mais de 40%”, afirmou.

A presidente da Fundação Hospitalar disse ainda que os atendimentos serão direcionados pelo Hospital da Mulher e pela Central Municipal de Regulação.

Homenagem

O Ambulatório Saúde da Mulher recebeu o nome da Dra. Tânia Maria Cerqueira Mota. Uma homenagem que emocionou a família. O filho dela, dr. Francisco Mota, é médico do Hospital da Mulher e falou ao Acorda Cidade sobre essa homenagem.

DR FRANCISCO MOTA
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É uma grande emoção imaginar o trabalho que minha mãe realizou em vida, está sendo reconhecido com esse equipamento. Esse espaço foi construído em seis meses e vamos conseguir ampliar o atendimento e a assistência para a mulher. Conseguimos fazer uma ampliação dupla, porque o ambulatório do Hospital da Mulher vai ser destinado a pediatria, aumentando os atendimentos também”.

LAMARTINE MOTA
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O viúvo da homenageada, Lamartine Mota, também esteve presente na inauguração. Ele destacou a importância do trabalho realizado pela esposa em vida, na assistência e saúde das mulheres.

“A saúde da mulher foi uma luta que ela teve e, foi inspirada quando começou a trabalhar aqui, porque ela viu que as mais afetadas pelo câncer de colo de útero eram as mulheres pobres e da zona rural. Ela fez muitas palestras, disseminou educação sobre a saúde da mulher e tudo isso valeu a pena, porque hoje a mulher sabe a importância da prevenção”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários