
Na manhã de segunda-feira (17), a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, por meio da diretora presidente Gilberte Lucas, apresentou a nova equipe de gestão do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), mais conhecido como Hospital da Mulher. A reestruturação visa otimizar os serviços prestados à população feirense e aprimorar o atendimento aos pacientes, especialmente às gestantes e puérperas.
A nova diretoria do Hospital da Mulher é composta por três importantes profissionais da área de saúde: Karine Santos da Costa Ramos, que assume a Direção Geral do hospital, Vinícius Pereira Marques, que será o Chefe da Divisão de Serviços Hospitalares, e Francisco Mota, atual coordenador técnico do Ambulatório de Saúde da Mulher, que continuará sua função e agora também ficará responsável pela Coordenação do COREME (Comissão de Residência Médica).
De acordo com a diretora presidente Gilberte Lucas, as mudanças na gestão do hospital têm como objetivo garantir maior eficiência na administração e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. “As mudanças foram pensadas para garantir maior eficiência na gestão hospitalar e assegurar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população feirense. É importante avançar nas obras, porém, o mais importante é continuar com uma equipe médica e multi profissional qualificada para cuidar das pessoas. Estamos iniciando o ano de 2025 com essas mudanças para aprimorar o atendimento e continuar trabalhando para melhorar a qualidade da nossa assistência”, afirmou Gilberte.
Karine Santos da Costa Ramos, nova diretora do Hospital da Mulher, destacou o compromisso com a evolução do atendimento e com a credibilidade da unidade pública. “A mudança na equipe diretora reflete o compromisso da gestão municipal em aprimorar a qualidade e priorizar a assistência aos usuários do SUS. Essa iniciativa reforça meu compromisso, junto à presidente da Fundação Hospitalar, por um atendimento ainda mais humanizado e de qualidade para a população”, afirmou Dra. Karine.
Histórico do Hospital da Mulher
O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), mais conhecido como Hospital da Mulher, tem uma trajetória de 33 anos de dedicação ao atendimento das gestantes e puérperas da cidade de Feira de Santana e região. Desde sua inauguração, o hospital se tornou referência no atendimento de emergência a gestantes, funcionando 24 horas por dia. Com mais de três décadas de serviços prestados, o HIPS se destaca pela quantidade de partos realizados, superando até hospitais de referência na capital baiana.
Em 1992, o Hospital da Mulher se tornou o primeiro hospital municipal 100% SUS a alcançar o selo Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento à qualidade do atendimento prestado. O hospital atende não só Feira de Santana, mas também mais de 80 municípios pactuados.
Em termos de indicadores, a Fundação Hospitalar tem mostrado avanços significativos ao longo dos anos. Nos últimos dez anos, o HIPS realizou 449.895 mil atendimentos, 121.117 mil internações e 85.717 atendimentos no complexo infantil. O laboratório de análises clínicas do hospital registrou a realização de 4.555.191 milhões de exames nesse período. Além disso, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) realizou 451.620 atendimentos entre consultas e exames, e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CMDI) realizou 929.088 mil exames.
Pioneirismo e serviços gratuitos
Além de seu atendimento materno-infantil, o Hospital da Mulher se destaca por ser pioneiro em programas como o de Planejamento Familiar e pelo atendimento de gestantes de alto risco, tendo realizado quase 250 mil atendimentos de planejamento familiar em mais de uma década. A unidade oferece serviços laboratoriais e de especialidades ambulatoriais de forma gratuita à população.
Localizado na Rua da Barra, 705, no bairro Jardim Cruzeiro, o Hospital da Mulher continua a ser um dos principais pilares da saúde pública de Feira de Santana, com atendimento de alta qualidade, sempre focado no cuidado humanizado e no bem-estar da população.
Para mais informações, a unidade pode ser contatada pelo telefone (75) 3602-7100 / 7124.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.