Laiane Cruz
Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (15), na Avenida Presidente Dutra em Feira de Santana, em frente à TV Subaé, a nova unidade de coleta e transfusão de sangue da Fundação Hemoba. Com um investimento de R$ 3,3 milhões, a unidade possui uma área de 605 metros quadrados, com salas de captação de doadores; triagem hematológica e clínica; coleta; posto de enfermagem; coordenação médica e de enfermagem, além de ambientes de apoio administrativo e de recepção dos pacientes.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
O horário de funcionamento será das 8h às 17h, para doadores, e durante as 24h, para atendimento de expedição e preparo de bolsas para transfusão.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
A inauguração da nova unidade do Hemoba contou também a com a presença do governador Rui Costa, do deputado federal Zé Neto, dentre outros representantes do governo do estado.
De acordo com o coordenador técnico responsável da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, a unidade de Feira de Santana vem desde 2018 sendo projetada, e houve a oportunidade de montar uma unidade intermediária, ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que tem um atendimento de excelência. Mas, Feira de Santana é uma cidade grande e foi necessário ampliar para uma unidade com maior acessibilidade, equipamentos mais modernos e com uma quantidade de poltronas que pudessem aumentar em mais de 30 ou 40% a capacidade.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
“Por isso faço o convite a toda a população de Feira. Esse sangue que é coletado em Feira de Santana fica aqui no município, e faz com que se tenha mais segurança no estoque para os momentos mais difíceis. Claro que a rotatividade do sangue é muito alta. A maioria da população baiana é O+ (75%) ou A+, então consequentemente há uma rotatividade muito grande por conta disso. Porém, como todo tipo de sangue é muito importante, quando a gente observa que tem uma fidelização do doador, o estoque fica sempre no nível de segurança”, afirmou Fernando Araújo.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Ainda segundo ele, o valor de R$ 3,3 milhões foi investido em equipamentos e formatação da unidade. “A capacidade de coleta ultrapassa os 600 até 900 por mês. Temos hoje o município de Feira de Santana e mais os 19 municípios da região. E a programação atual do Hemoba é numa média de 120 a 160 candidatos a doadores de sangue, isso vai aumentar em 30 a 40%.”
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Primeira pessoa a realizar a doação de sangue na nova unidade do Hemoba, Lúcia Maria informou que ela e o marido já realizam o ato há mais de 15 anos. Ela também ficou feliz e honrada em saber que foi responsável pela primeira doação no novo local.
“Foi uma surpresa e sempre será um grande prazer. Uma doação salva algumas vidas, é sempre bom ajudar o próximo. E se eu posso e não tenho dificuldades, terei o prazer de fazer a doação. Não tem burocracia. É só se alimentar direito, dormir bem, beber bastante líquido e vir aqui. São apenas 12 minutos para doar”, afirmou ela, que possui o tipo sanguíneo O+.
Fotos: Ed Santos/ Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.