Laiane Cruz
Foi dada, na manhã desta sexta-feira (17), a ordem de serviço pra início da construção da sede própria da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, que será construída ao lado do Museu Parque do Saber.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
De acordo com o presidente da Fundação, Antônio Carlos Coelho, o investimento na obra será de R$ 483 mil, com recursos próprios da entidade.
“O prefeito Colbert Martins acabou de expedir a ordem de serviço para início das obras, o que vai acontecer na próxima segunda-feira (20). A construtora vencedora do certame vai dar início à construção da sede própria da Fundação Egberto Costa. R$ 483 mil são do investimento, com recursos próprios da Fundação, que foi fundada há 16 anos e nunca teve sede própria. Primeiro ela utilizou um prédio onde funcionava a Secretaria de Cultura, na Rua Barão do Rio Branco, depois foi para o Museu de Arte Contemporânea, em seguida, para o primeiro andar da prefeitura, transferida para o Centro de Cultura Maestro Miro, e veio depois para o Museu Parque do Saber, onde está o planetário e nós ocupamos as dependências do local. E agora dentro de seis meses, o prefeito vai retornar para inaugurar a sede própria da Fundação Egberto Costa, que será construída ao lado do prédio do Museu, que terá uma porta de acesso”, informou Antônio Carlos Coelho.
Segundo ele, com a nova sede, a administração da Fundação vai poder fluir mais estando em um local adequado para o desenvolvimento do trabalho cultural e tecnológico da entidade.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
“A Fundação é responsável pela rede Feira Digital, com internet gratuita para a população. É que fornece todo o link de internet à prefeitura, e a grade cultural da Fundação é muito vasta, que foi interrompida com a pandemia e hoje estamos atuando através do Palco Online, no Instagram e no Youtube. Mas esse prédio da Fundação é importante para que as ações possam fluir melhor.”
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins falou também sobre a possibilidade de novos investimentos para o fornecimento da internet gratuita no município, através da tecnologia 5G.
“Tive um convite do superintendente da Sudene na quinta-feira passada para ir numa entidade chamada ABDI em Brasília, a pessoa responsável não estava e vou na próxima semana buscar fazer uma implantação de 5G específica em uma área teste. Do mesmo jeito que já existe em Petrolina, Campina Grande e Guarabira, na Paraíba. Se isso está por lá, eu gostaria de ter aqui também. Já existe em várias cidades do Brasil. Estou buscando esse avanço tecnológico aqui para Feira de Santana. Gosto de tecnologia e é necessário. Ontem eu fui à Escola Maria Antônia levar novos Chrome Books para as crianças, já tem 3.500 comprados e vamos adquirir mais 15 mil para ajudar as crianças a aprender”, destacou o prefeito Colbert Martins.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.